Órgão da Aeronáutica foi acionado para coletar dados, preservar elementos e verificar danos causados pelo avião. Jatinho ultrapassou pista do aeroporto e, em chamas, invadiu praia.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para apurar o acidente aéreo que causou uma morte nesta quinta-feira (9) em Ubatuba, no litoral de São Paulo.
Segundo a prefeitura de Ubatuba, a vítima fatal é o piloto do avião. Além de uma morte, outras sete pessoas ficaram feridas.
Vídeo do momento do acidente mostra uma aeronave de pequeno porte ultrapassando a pista do aeroporto, que margeia uma praia, e chegando até a faixa de areia em chamas.
De acordo com a FAB, investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (localizado em São Paulo) foram acionados para realizar a chamada “ação inicial” da ocorrência com o jatinho.
Nesse procedimento, os agentes utilizam técnicas para coletar e confirmar dados, preservar elementos do acidente, e verificar danos causados ao avião e pela aeronave. São informações necessárias às investigações.
O órgão da Aeronáutica realiza a investigação para esclarecer a dinâmica da ocorrência e prevenir que outros acidentes semelhantes ocorram.
De acordo com a FAB, a conclusão da investigação ” terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.