Agreste

Chuva em Arapiraca: acumulado de três horas é maior do que sequência de 20 dias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca identificou um volume anormal de chuva durante apenas três horas de temporal, ocorrido na tarde desta sexta-feira (10). Esse levantamento destacou a intensidade do fenômeno climático e seus impactos na cidade.

Entre as 15h e as 18h, o engenheiro-agrônomo João Batista, responsável pelo monitoramento dos dados pluviométricos no município, constatou uma precipitação de 30 milímetros.

Para contextualizar a gravidade do volume, vale lembrar que, em todo o mês de janeiro de 2024, Arapiraca registrou apenas 45 milímetros de chuva. Em outras palavras, as três horas de chuva desta sexta-feira concentraram o equivalente a mais de 20 dias de precipitação do mês de janeiro do ano passado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ARAPIRACA E DA REGIÃO AGRESTE DE ALAGOAS

Diante desse cenário, a Prefeitura de Arapiraca, por meio de suas equipes da Defesa Civil, Infraestrutura, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e SMTT, intensificou os trabalhos.

Com agilidade e esforço conjunto, os servidores atuaram na desobstrução de bueiros, na limpeza de canais e na orientação da população sobre práticas essenciais, como evitar o descarte de lixo e entulhos em vias públicas e córregos.

Essas medidas buscam reduzir os riscos de novos alagamentos e minimizar os transtornos causados pelas chuvas.

Além disso, a administração municipal reforça a importância de a comunidade colaborar com ações preventivas, que se tornam ainda mais urgentes em períodos de chuvas intensas.

Essa integração entre poder público e cidadãos é essencial para garantir maior segurança e qualidade de vida.

TRANSTORNOS

A Praça Manoel André, no centro da cidade, ficou entre os locais mais impactados pelo acumulo de água. Além disso, a quantidade de água nas vias também dificultou o fluxo de veículos e pedestres em alguns trechos da cidade.

PREOCUPAÇÃO DOS MORADORES

Nas redes sociais, populares relataram as fortes chuvas. Ao mesmo tempo, a população também registrou a presença de trovões atingindo vários pontos da cidade, localizada no agreste de Alagoas. Por fim, a população também gravou vídeos da água entrando em estabelecimentos comerciais.

SEMARH EMITE ALERTA

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu, nesta sexta-feira (10), um novo alerta climático sobre a possibilidade de pancadas de chuva em áreas do Agreste. Além disso, o comunicado também engloba o Sertão e Sertão do São Francisco.

CLIQUE AQUI PARA VER A PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

RECOMENDAÇÕES

Diante do alerta climático, a Semarh recomenda que a população evite locais abertos durante as tempestades e que permaneça atenta às condições climáticas. Para mais informações, é possível acessar os canais de previsão e monitoramento disponibilizados pela Secretaria: