Entre sexta-feira (10) e a madrugada de domingo (12), choveu cinco vezes mais em Arapiraca do que a média histórica de janeiro, que era de 40 milímetros. O acumulado no período atingiu 200 milímetros na cidade do agreste de Alagoas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural registrou 72,5 milímetros de chuva na sexta-feira, 127,5 milímetros no sábado e início do domingo. Apenas na sexta, entre 15h e 21h, o CEMADEN mediu 55 milímetros, superando a média histórica em poucas horas.
Equipes da prefeitura estão limpando bueiros, monitorando o clima e orientando os moradores. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 em casos de emergência.
Antes de mais nada, a Prefeitura de Arapiraca informou que o tempo instável deve continuar até terça-feira (14). Ao mesmo tempo, chuvas fortes, com raios e ventos intensos, podem ocorrer novamente. “As equipes da prefeitura continuam realizando limpeza de bueiros, ruas, monitorando o clima e orientando a população. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do número 199”, afirmou a gestão municipal.
Moradores do bairro Guaribas, localizado em Arapiraca, em Alagoas, ficaram mais de 27 horas sem energia elétrica. Dessa forma, o apagão, que começou na tarde desta sexta-feira (10), atingiu várias ruas, inclusive estabelecimentos comerciais, que já começam a contabilizar prejuízos.
De acordo com os moradores, o apagão ocorreu na tarde da sexta-feira, durante a forte chuva que caiu na cidade. Assim, alguns galhos de árvores localizadas na Avenida Antônio Barbosa teriam tocado em fios de alta tensão e provocado um curto-circuito.