O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de chuvas intensas em Alagoas até as 10h de terça-feira (14). O alerta abrange todos os municípios do estado, sendo 95 em nível amarelo e sete em nível laranja.
Sete dos 102 municípios alagoanos estão em alerta laranja. Portanto, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora e ventos que podem atingir 100 km/h. São elas: Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas. Essas cidades enfrentam maior risco de alagamentos, queda de árvores, cortes de energia e descargas elétricas.
Por outro lado, nas cidades sob alerta amarelo, incluíndo a capital Maceió, a previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h. Essas localidades apresentam baixo risco de eventos graves, como alagamentos ou quedas de energia.
O Inmet recomenda atenção redobrada e orienta a população a seguir medidas de segurança. Especialmente diante de ventos fortes e possíveis transtornos causados pelas chuvas.
As prefeituras dos municípios mais atingidos pelas chuvas registradas neste fim de semana deram início aos levantamentos dos danos causados nas cidades. Afinal, as chuvas de maior intensidade ocorreram do sábado para o domingo, 12, e atingiram quase todas as regiões do Estado.
Assim, dentre os municípios mais afetados pelas chuvas estão: Penedo, Arapiraca, Boca da Mata, Igreja Nova e Cajueiro.
Veja também: Chuva em Arapiraca: acumulado de três horas é maior do que sequência de 20 dias
Chuva de granizo assusta moradores de cidade em Alagoas; veja o vídeo