Interior

Faltas de energia prejudicam abastecimento de água em Jundiá e Novo Lino

Em Palmeira dos Índios, adutora passa por manutenção para recuperar oferta normal de água

Duas faltas de energia que atingiram os sistemas de abastecimento de Jundiá e Novo Lino, na região da Mata de Alagoas, prejudicaram o fornecimento de água para a população dessas cidades, nesta segunda-feira (13). As faltas de energia paralisaram o trabalho das bombas instaladas nas captações, que ficam junto aos mananciais na natureza e enviam o líquido para as respectivas estações de tratamento de água (ETAs).

A Equatorial, responsável pela rede elétrica, já foi acionada. Tão logo a energia seja restabelecida, o sistema de Novo Lino será reativado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Em Jundiá, o fornecimento elétrico foi retomado por volta das 15h. Assim, a água tratada é repassada, nas duas cidades, para a concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição aos moradores.

Sobre as ocorrências, a Equatorial enviou duas notas de esclarecimento, que seguem abaixo.

Nota de esclarecimento – Novo Lino:

Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada nesta segunda-feira (13), que afeta a Estação Elevatória de Água Bruta localizada em Novo Lino, a Equatorial Alagoas informa que recebeu o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e equipes técnicas já foram mobilizadas para realizar o atendimento e executar os serviços necessários, que forem de responsabilidade da Distribuidora, para normalizar a energia na unidade o mais breve possível.

Nota de esclarecimento – Jundiá:

Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada nesta segunda-feira (13), que afeta a captação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) localizada em Jundiá, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas já foram mobilizadas para realizar o atendimento e executar os serviços necessários, que forem de responsabilidade da Distribuidora, para normalizar a energia na unidade o mais breve possível.

Palmeira dos Índios

A adutora do Sistema Carangueja, que envia água da barragem, situada em Quebrangulo, para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmeira dos Índios e responde por 30% do abastecimento da cidade, apresentou um rompimento, na tarde desta segunda-feira (13).

Por essa razão, o sistema precisou ser temporariamente desativado. Técnicos da Companhia já trabalham na manutenção da tubulação, que tem 250 milímetros de diâmetro. A previsão é concluir o trabalho na tarde desta terça-feira (14).

Enquanto isso, o Sistema Caçamba, que também abastece Palmeira dos Índios e responde por 70% da água ofertada ao município, segue operando normalmente. Depois de tratada, a água é repassada pela Casal para a concessionária Águas do Sertão distribuir aos moradores.