Educação

Estudante alagoana está entre as 12 notas mil do Enem 2024

A estudante Marina Vieira Almeida, de apenas 17 anos, foi a única a tirar notam mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 no Estado. Marina se soma ao seleto grupo de 12 candidatos, entre os mais de 3,2 milhões de todo o país, que atingiram a nota máxima na prova de redação do exame deste ano.

A região Nordeste, mais uma vez, foi destaque no Enem, com notas mil nos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As notas foram divulgadas nesta segunda, 13, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Este ano foi o que registrou o menor número de notas mil dos últimos dez anos.

Em entrevista à imprensa, Marina Vieira explicou que sua nota foi resultado de muito treino, apoio da família, professores e amigos. A adolescente pretende usar a nota para cursar medicina e se especializar em psiquiatria.

“Foi bastante exaustivo, foi muito tempo de estudo, muito choro e muitas vezes tive vontade de desistir de tudo, pois já estava exausta, mas meus pais sempre fizeram de tudo para que eu continuasse seguindo em frente”, contou em entrevista ao G1.

De acordo com o Ministério da Educação, as redações nota mil estão distribuídas entre os estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais.

Em 2024, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

A nota da redação é considerada decisiva. Isso porque tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.

SISU

Os candidatos que querem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre deste ano já podem consultar quantas serão as vagas disponíveis e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou essas informações no site do programaAo acessá-lo, basta digitar o nome do curso, da instituição de ensino ou do município de interesse.