Meio Ambiente

Órgãos ambientais renovam alerta de chuvas para todo território de Alagoas

Inmet e SEMARH/AL dizem que grande volume de chuvas podem se estender até a noite de quarta-feira (15)

Nesta terça-feira, 14, tanto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/AL), quanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovaram os avisos meteorológicos de pancadas de chuvas e rajadas de vento para todas as regiões ambientais de Alagoas.

Segundo o órgão nacional, há um alerta de perigo potencial (amarelo) de chuvas para 91 cidades de Alagoas e um alerta de perigo (vermelho) de chuvas para outros onze municípios do estado atualizado no dia de hoje.

Os avisos são válidos até a manhã desta quarta-feira (15), podendo se estender até a noite.

MONITORAMENTO

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) informa que continua a monitorar as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo.

Conforme o órgão, a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) associado a convergência de umidade e ventos quentes causados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), são favoráveis à formação de áreas de instabilidade e a persistência de nebulosidade convectiva no Nordeste do Brasil.

A formação de nebulosidade convectiva associada ao forte calor poderá favorecer a ocorrência de raios e rajadas de vento, aumentando o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas.

Pancadas de chuva podem provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana.

Até o momento não há risco de elevação dos principais rios e lagoas do estado de Alagoas.

ALERTA VERMELHO

As cidades com perigo de chuvas (alerta vermelho), podem sofrer com corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Nestes locais as chuvas devem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, já os ventos intensos podem alcançar de 60 a 100 km/h.

As cidades afetadas são:

  1. Água Branca
  2. Canapi
  3. Delmiro Gouveia
  4. Inhapi
  5. Mata Grande
  6. Olho d’Água do Casado
  7. Pão de Açúcar
  8. Pariconha
  9. Piranhas
  10. São José da Tapera
  11. Senador Rui Palmeira

ALERTA AMARELO

Já o alerta de perigo potencial (amarelo) está válido para os outros 91 municípios e representa baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nestes locais deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia, além dos ventos intensos alcançarem de 40 a 60km/h.

RECOMENDAÇÕES

É recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos à tomada.

Em casos de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, pelo leve risco de queda e descargas elétricas.

Se possível, é importante desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.