Agreste

Hospital de Arapiraca registra 87 vítimas de violência em Dezembro; 85% eram mulheres

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, declarou que prestou atendimento a 87 vítimas de violência durante dezembro de 2024. O serviço, chamado Área Lilás, integra a Rede de Atenção às Violências (RAV) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo o boletim da Área Lilás, elaborado com o Serviço de Epidemiologia do hospital, as mulheres são 85% das vítimas. Assim, a maior parte dos casos envolveu agressões físicas (50,6%) e violência sexual (49,4%). Ao mesmo tempo, entre os registros de violência sexual, o boletim classifica 39% como estupro de vulnerável, envolvendo menores de 14 anos.

Além disso, os dados também apontam que 44% dos episódios ocorreram na residência das vítimas, 19% na casa dos agressores e 37% em outros locais. Por fim, o atendimento da Área Lilás, em Arapiraca, funciona 24 horas por dia, com suporte de uma equipe multidisciplinar e profissionais da segurança pública.

ÁREA LILÁS

“O boletim da Área Lilás foi instituído para colaborar na elaboração de ações internas de multiplicação de informações sobre o serviço, e externas, para que os poderes públicos tenham acesso a estes dados e possam realizar campanhas de conscientização sobre violência e encorajar as vítimas para denunciar as agressões. É fundamental mostrar para a sociedade que existe um local específico no hospital, com ética e zelo para os cuidados a vítimas de violência”, afirmou a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do Hospital do Agreste.

O Hospital de Emergência do Agreste é referência para os atendimentos na II Macrorregião de Saúde. 46 municípios nas regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco compõem a região.

“As vítimas de violência chegam fragilizadas e precisam de um local acolhedor com profissionais que estejam prontos para cuidar, olhar, ouvir, examinar, além do início dos procedimentos de segurança, de maneira ágil”, explicou a diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque.