Vítima de 53 anos pensou que estava vivendo um 'affair' com o astro de Hollywood
Brad Pitt precisou vir a público para se manifestar sobre o caso da mulher que caiu no golpe e perdeu mais de R$ 5 milhões por acreditar namorar o ator. Por meio de um porta-voz, o ator, de 61 anos, alertou seus fãs, nesta quarta-feira (15), sobre o perigo das notícias falsas que circulam nas redes sociais envolvendo seu nome.
“É horrível que golpistas explorem um forte vínculo entre fãs e celebridades. Este é um lembrete importante para não responder a mensagens não solicitadas, especialmente de atores que não possuem perfis em redes sociais”, disse o porta-voz do astro ao The Independent.
A vítima, de 53 anos, identificada apenas como Anne, caiu num golpe cruel: o farsante que se passava pelo astro do cinema usou ferramenta de inteligência artificial (IA) para compor imagens em que Pitt aparecia num leito de hospital.
O golpista que se passava pelo ator pediu dinheiro à francesa para pagar seu tratamento contra o câncer depois que Angelina Jolie congelou seus fundos.
A designer de interiores disse ao canal francês TF1 que o pesadelo começou em setembro de 2023, quando recebeu uma mensagem no Instagram de “Jane Etta Pitt”, a mãe do ator. Era o início do golpe.
“É de uma mulher como você que meu filho precisa”, escreveu o golpista.
Rapidamente, “Brad Pitt” entrou em cena:
“Olá, Anne. Minha mãe me falou muito sobre você. Gostaria de saber mais.”
O criminoso que se passava pelo ator convenceu a francesa que os dois estavam vivendo um romance.
Na época, a vítima estava passando por um momento difícil na vida pessoal e o seu relacionamento com um empresário milionário, 19 anos mais velho, estava praticamente destruído, informou o jornal “Sud Ouest”.
A francesa era a “vítima perfeita”. Alegando questão urgente de saúde, o falso Pitt começou a receber depósitos da vítima, durante um ano. O golpista também enviava à francesa poemas de amor e fotos manipuladas.
Foi somente depois que Anne viu fotos de Brad Pitt com sua nova namorada, Ines de Ramon, na internet que ela começou a suspeitar do golpe. A vítima foi à polícia contar a história, que então iniciou uma investigação em meados de 2024. Após o golpe, a BFMTV relatou que Anne está atualmente hospitalizada numa clínica, com depressão grave.
Após o caso vir à tona, a vítima enfrenta uma onda de assédio e zombaria. O TF1 disse que Anne estava sofrendo de depressão grave e recebeu tratamento hospitalar. A emissora havia veiculado imagens da francesa, que chegou a compartilhar fotos da família com os repórteres que tratavam do caso. Críticos acusaram o TF1 de não proteger um indivíduo vulnerável que talvez desconhecesse as consequências de o caso se tornar público.
A reportagem, entretanto, desencadeou uma enxurrada de comentários e piadas debochados. O Toulouse Football Club, da Primeira Divisão do futebol da França, tuitou que “Brad nos disse que estaria no estádio na quarta-feira”, referindo-se à próxima partida do clube. Em seguida, o Toulouse se desculpou e retirou a mensagem do ar.
A Netflix França também zombou do caso, postando nas redes sociais a promoção de “quatro filmes para assistir com Brad Pitt (de verdade) de graça”. Nas redes sociais, muitos internautas também debocharam do caso.