Esporte

João Fonseca começa com tudo, mas sofre com dia inspirado de italiano e dá adeus ao Australian Open

O conto de fadas do tênis brasileiro no Australian Open segue, mas pela metade. Se Bia Haddad Maia igualou sua melhor campanha no primeiro Grand Slam da temporada, ao eliminar Erika Andreeva, João Fonseca ficou pelo caminho e deu adeus ao torneio de Melbourne nesta quinta-feira (16).

Apesar de um início extremamente forte e com vitória no primeiro set, o brasileiro pegou um dia inspirado do italiano Lorenzo Sonego, número 55 do ranking, que imprimiu um ritmo forte, virou a partida e venceu por 3 sets a 2, parciais de 6-7, 6-3, 6-1, 3-6 e 6-3. Foram 3h37 de jogo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL

O resultado impede João Fonseca de igualar a melhor campanha de um brasileiro na chave masculina do Australian Open. A marca pertence, claro, a Gustavo Kuerten, que chegou à terceira fase em 2004, justamente no último ano em que participou da disputa.

Algoz da promessa brasileira, Sonego agora enfrenta o húngaro Fabian Marozsan, que surpreendentemente tirou o americano Frances Tiafoe, também na manhã desta quinta-feira. A organização do Australian Open ainda confirmará data e horário do confronto.

O JOGO

Embalado pelas 14 vitórias consecutivas e os 9 jogos sem perder sequer um set, além dos elogios de Novak Djokovic e Carlos Alcaraz, Fonseca começou com tudo a partida contra Sonego. Não houve quebras para nenhum dos lados até o tie-break, em que o brasileiro ficou na frente e abriu um mini-break. O italiano devolveu e a parcial chegou a estar empatada em 6-6, até que o carioca fechou com dois pontos seguidos e largou na frente, em pouco mais de uma hora de jogo.

Os outros sets tiveram outro ritmo, muito mais favorável ao europeu. Com bem mais experiência, sobretudo em partidas mais longas, Sonego cresceu em quadra, quebrou o serviço do brasileiro logo no segundo game e empatou o confronto com vitória por 6-3, o que o embalou para virar a partida no terceiro set. Em apenas 35 minutos, o italiano mostrou-se mais incisivo, confiante e forte para fechar em 6-1.

João Fonseca voltou para o jogo no quarto set. Quebrou pela primeira vez o saque do adversário, abriu 3 a 0 em poucos minutos e repetiu a dose para fazer 4 a 1 logo na sequência. Daí para fechar o set em 6-3, com um pontaço que enlouqueceu a torcida, foi um pulo.

No quinto set, os dois protagonizaram uma batalha nas quadras de Melbourne. A igualdade persistiu até 3 a 3, quando Sonego embalou. Confirmou seu saque e depois quebrou o do brasileiro, que, na ânsia de fechar logo os pontos, passou a subir precipitadamente à rede e abriu espaços para winners do italiano, que fechou a vitória com um erro de João Fonseca na rede.