Categorias: Saúde

Unidade de Saúde São Vicente de Paula inicia reforma

Unidade de Saúde São Vicente de Paula inicia reforma

Assessoria

Unidade de Saúde São Vicente de Paula inicia reforma

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta segunda-feira (5), a reforma da Unidade de Saúde São Vicente de Paula, localizada no bairro do Pinheiro, garantindo assim qualidade e conforto aos usuários que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A atual gestão municipal tem investido na reestruturação da saúde de Maceió. Para isso, já realizou reformas em diversas unidades de saúde e está apostando na construção de sete novas para atender ainda melhor a população maceioense.

Durante o período das obras, parte dos serviços da unidade será remanejada para outros locais próximos para, dessa forma, não prejudicar aos usuários. A unidade funciona de forma mista, ou seja, atendimento de demanda espontânea e Estratégia de Saúde da Família (ESF). As três equipes de ESF ficarão instaladas na Associação de Moradores do Planalto Jacutinga (vizinho à unidade), juntamente com os serviços de vacinação, disponibilizadas para a comunidade pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do município apenas nas sextas-feiras.

Os atendimentos de demanda espontânea e consultas irão continuar funcionando na unidade durante a primeira etapa da reforma, já a equipe de enfermagem vai atender os usuários na Unidade Paulo Oliveira Costa, conhecida como Bolão. A marcação do Cora será temporariamente suspensa no Pinheiro, mas pode ser realizada em unidades próximas. A dispensação de medicamentos acontece na sede do 3º Distrito Sanitário, localizada na Praça Arnon de Mello. A US São Vicente de Paula conta com especialidade como ginecologia, pediatria, psicologia, clínica médico e atendimentos do Serviço Social.

A Unidade de Saúde São Vicente de Paula passará por diversas intervenções, onde serão realizados serviços de adequação de ambientes, reparos nas partes elétricas, hidráulicas e sanitárias, substituição de portas e janelas, revisão do teto e também adequação da estrutura para atender os portadores de necessidades especiais.

De acordo com a coordenadora do 3º Distrito Sanitário, Mariana Brandão, os ajustes foram acertados em parceria com a direção da unidade e com lideranças comunitárias. “Planejamos tudo isso para evitar o máximo de transtorno aos nossos usuários e ao final do período todos os usuários serão recompensados com melhores serviços”, afirma.

Unidades com obras em andamento

Além das unidades que já estão com obras em andamento ou já receberam as intervenções necessárias em sua estrutura física (US Jorge David Nasser, em Ipioca; USF Guaxuma; US Durval Cortez, no Prado; US Roland Simon, no Vergel do Lago; US Pitanguinha; USF São José, no Canaã; USF João Sampaio; USF Edvaldo Silva, em Fernão Velho; USF Valdomiro Alencar, no Jacintinho; US José Tenório; USF Felício Napoleão, no Jacintinho; USF Frei Damião, no Benedito Bentes; US Dr. Arthur Ramos, no Henrique Equelman; US Hamilton Falcão, no Benedito Bentes; e US Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins), sete novas estruturas estão em construção para abrigar unidades que hoje funcionam em instalações inadequadas de imóveis alugados e representarão, ao final das obras, economia significativa aos cofres públicos municipais.