Categorias: Política

Novo coordenador do Gecoc usará tecnologia no combate ao crime

Promotor Antônio Luiz assume a coordenação do Gecoc

Izabelle Targino/Alagoas24horas

Promotor Antônio Luiz assume a coordenação do Gecoc

O promotor Antônio Luiz dos Santos Filho é o mais novo coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc). Ele foi apresentado pelo procurador-geral do Estado, Sérgio Jucá, na tarde desta quinta-feira (08), na sede do Ministério Público.

Ao lado dos promotores Hamilton Carneiro, Elísio Maia e Luiz Tenório, o novo coordenador, promotor Antônio Luiz, destacou a atuação do grupo, os investimentos realizados pelo MP e a parceria com a 17ª Vara Criminal da Capital.

“Tudo o que foi planejado para 2015 será executado e, graças ao empenho do procurador Sérgio Jucá, recebemos equipamentos de última geração que vão ajudar nas investigações. Além disso, vamos trabalhar em parceria com o Estado e com a 17ª Vara Criminal. Desenvolvemos nosso trabalho contando sempre com o apoio do doutor Sérgio Jucá. Estou coordenador, mas o trabalho será feito por toda a equipe”, disse o coordenador.

De acordo com o procurador, Sérgio Jucá, foram investidos um milhão e duzentos mil reais em equipamentos de última geração que irão auxiliar nas investigações para o trabalho do Gecoc. “No meu tempo uma investigação era feita com base em prova testemunhal, o que sempre foi muito falho e duvidoso. Hoje estes equipamentos nos ajudam a conseguir provas técnicas, fazer cruzamento de dados, entre muitas outras coisas. O MP evoluiu, saímos da idade da pedra”, comemorou o procurador.

“Perdemos um promotor e ganhamos um secretário”

Durante a apresentação do novo coordenador do Gecoc, o Sérgio Jucá lamentou a saída do promotor Alfredo Gaspar dos quadros o Ministério Público, mas comemorou a indicação do nome para comandar a Secretaria de Defesa Social do Estado.

“Como procurador eu lamento a perda do promotor, mas como cidadão eu vejo com muito bons olhos a escolha do governador. Com este gesto o governador mostrou que não vai permitir o crime. Alfredo é um homem que tem passagem livre em todos os ambientes, é um homem digno e vai lutar contra o crime, como sempre fez”, destacou o procurador-geral.

Sobre o decreto do retorno dos policiais militares para as funções de origem, Jucá disse lamentou a perda dos policiais. “Tínhamos trinta policiais em nossa assessoria militar e agora estamos com vinte. Fomos o primeiro órgão a devolver, mas fiz isso se coração dilacerado, porque o Ministério Público é uma família. Alguns destes policiais faziam parte do Gecoc. Mas, se perdemos dez homens da assessoria militar, ganhamos um Secretário”, afirmou Jucá.