A queimada é uma prática comum na agricultura, principalmente durante cultivo de cana-de-açúcar, e é importante que a população esteja consciente do perigo do fogo quando próximo a linhas de distribuição de energia.
Devido à chegada do período seco e com objetivo de orientar e sensibilizar a população, a Eletrobras Distribuição Alagoas alerta para os perigos da realização das queimadas próximas às redes elétricas. A queimada é uma prática comum na agricultura, principalmente durante cultivo de cana-de-açúcar, e é importante que a população esteja consciente do perigo do fogo quando próximo a linhas de distribuição de energia.
Além de danos ao meio ambiente, as queimadas podem provocar prejuízos no sistema de distribuição de eletricidade ocasionando, muitas vezes, a interrupção no fornecimento de energia. De acordo com o superintendente de Operação da Eletrobras Distribuição Alagoas, Bernard Gouveia, o número de ocorrências de 2014 foi expressivamente maior se comparado a 2013. “No ano de 2014 tivemos 14 ocorrências por queimadas em redes elétricas, quase quatro vezes mais em relação a 2013”, alerta o superintendente.
Bernard explica que, aparentemente, esse número pode ser considerado baixo, mas quando é feito um balanço do tempo de atendimento e interrupção de energia com objetivo de reparar os danos ocasionados por este problema, o prejuízo é expressivo. “Os serviços variam de acordo com as ocorrências, mas geralmente, para estes casos, é necessária a manutenção de fios e também a substituição de postes, atividades que podem levar horas em algumas situações”, esclarece.
LEGISLAÇÃO – De acordo com o Decreto Federal 2.661, de 8 de julho de 1998, é vedado o emprego do fogo em florestas e demais formas de vegetação que estejam em uma faixa de quinze metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica e cem metros ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica.
É necessária, portanto, a conscientização da população no tocante ao controle de queimadas e a atenção às redes elétricas, a fim de evitar prejuízos à sociedade e danos materiais aos consumidores. A população também pode ajudar, denunciando qualquer queimada embaixo da rede elétrica, basta ligar para o telefone 0800 082 0196.