Categorias: Maceió

Com obras atrasadas, moradores realizam protesto na Serraria

Moradores da região reclamam do não atendimento e, inclusive, da transferência de pacientes para outras unidades de saúde localizadas em outros bairros.

Alagoas24horas

Moradores fecham rodovia após transferência para unidade de saúde no Salvador Lira

Com obras atrasadas desde novembro, o atendimento no Posto Municipal de Saúde Arthur Ramos, no Conjunto Henrique Equelman, está prejudicado. Moradores da região reclamam do não atendimento e, inclusive, da transferência de pacientes para outras unidades de saúde localizadas em outros bairros.

Na manhã desta terça-feira, 13, os moradores do conjunto fecharam um dos trechos da Avenida Menino Marcelo. Uma guarnição da Polícia Militar de Alagoas esteve no local para debelar as chamas e liberar a via. Não houve enfrentamento e os próprios militares removeram os objetos que bloqueavam a rodovia.

A principal queixa dos pacientes é recorrente ao atendimento que não estão sendo realizados, principalmente o acompanhamento de gestantes que realizam atendimento de pré-natal na unidade de saúde. “Cheguei hoje as 5h40 para realizar o meu pré-natal, mas é o segundo mês que não terei acompanhamento”, diz Cláudia, uma das gestantes prejudicadas.

“Por isso que não aguentamos mais, eles pedem para que a gente tenha paciência, mas como ter paciência diante das doenças, das dores e quando estamos na beira da morte, para eles é simples, mas para a gente não”(sic), destacou a moradora Maria das Graças.

Segundo a diretora da unidade de saúde, Rogéria Tenório, o imbróglio teria começado após o atraso do repasse dos recursos da Secretaria Municipal de Saúde. “Medicamento chega direitinho, o atraso quando ocorre é por horas, mas não faltam medicamentos. Agora desde novembro não repassaram a verba da reforma e não podemos fazer nada”, explicou.

Ainda segundo ela, a resposta da SMS é que a população espere o repasse das verbas e que até lá o atendimento deve ocorrer na unidade de saúde do Salvador Lyra.

A Secretaria Municipal emitiu nota sobre o caso. Leia na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que alguns serviços da unidade de saúde Arthur Ramos serão temporariamente deslocados para a unidade do conjunto Salvador Lyra. A medida é necessária para que sejam realizadas obras de reparo para retomada do atendimento odontológico, no Centro de Especialidades Odontológicas Rafael de Matos, utilizado até então como ponto de apoio pela unidade Arthur Ramos.

De acordo com Flávia Melro, coordenadora geral dos Distritos Sanitários, remanejar os profissionais para o Salvador Lyra foi uma das medidas urgentes a serem tomadas para garantir o atendimento, pois um processo de locação de qualquer outro imóvel seria muito mais demorado.

Ela reforça, no entanto, que mesmo sendo um pouco distante da atual unidade, a medida garantirá a continuidade dos trabalhos dos profissionais da unidade. Funcionarão na unidade José Pimentel Amorim, localizada no Salvador Lyra, os serviços de enfermagem e atendimento médico. Já no Arthur Ramos continuam os serviços administrativos, marcação de consultas e farmácia.