Categorias: Economia

IPTU terá reajuste de quase 7% em 2015; Cota única tem desconto

Contribuinte terá 10% de desconto no pagamento da cota única do IPTU

Marco Antônio/Secom Maceió

Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió informa que o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – terá reajuste de 6,59% em 2015. A atualização se dá de acordo com o IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -, índice oficial do governo federal para medição de metas inflacionárias. O reajuste foi estabelecido com base na inflação anual e a quem optar pelo pagamento da cota única, com vencimento em 27 de fevereiro de 2015, a Prefeitura de Maceió concederá o desconto de 10% do valor do tributo.

O desconto contempla tanto os contribuintes que estão em dia, quanto os inadimplentes que quitarem o IPTU 2015 em cota única até a data do vencimento. Para os que optarem pelo pagamento parcelado, a quitação poderá ser feita em até 10 parcelas, sendo a primeira com vencimento também no dia 27 de fevereiro de 2015 e as demais, com vencimento para o último dia útil de cada mês.

De um total de 330 mil imóveis cadastrados no município, haverá o lançamento do IPTU para 275 mil inscrições, pois há casos de imóveis isentos do imposto. Conforme determinado por lei, alguns imóveis que apresentam determinadas características têm direito à isenção. Os principais beneficiados são os proprietários de um único imóvel no qual estejam residindo e cuja área de construção seja inferior a 120m², com padrão construtivo popular ou baixo e, em se tratando de casa, que o terreno seja inferior a 250m².