Categorias: Maceió

Alunos da rede municipal são avaliados em matemática

Alunos da rede municipal são avaliados em matemática

Assessoria

Alunos da rede municipal são avaliados em matemática

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está avaliando o conhecimento de matemática e em habilidades socioemocionais em alunos do 6º ano, que vem recebendo a metodologia do Programa MenteInovadora. O objetivo é fazer um levantamento do rendimento escolar daquilo que foi aplicado e desenvolvido pelo Programa durante as aulas.

Participam da avaliação alunos das escolas Arnon de Melo, Luiz Pedro I, Pompeu Sarmento e Haroldo da Costa. Em algumas escolas as provas foram realizadas na Faculdade de Tecnologia de Alagoas(Fat). Esta avaliação é referente ao período do segundo semestre e está sendo aplicada aos mesmos estudantes avaliados no período anterior. Na primeira fase de avaliação, foram observados como estavam os conhecimentos destes estudantes no início da metodologia do programa, e agora no término do ano letivo.

Como o Programa MenteInovadora aplica sua metodologia por faixa etária incluindo recursos, conteúdos e métodos específicos para cada fase de desenvolvimento do aluno, a técnica do departamento de ensino fundamental da Semed, Carla Gaspar, ressalta que a avaliação busca verificar o resultado do trabalho desenvolvido nos alunos do 6º ano. “A avaliação está acontecendo nas turmas do 6º ano de escolas escolhidas pelo Programa, levando em consideração critérios de rendimento de ensino como baixo, mediano e o bom Índice de Desenvolvimento de Educação Báscia(Ideb)”, destacou ela.

Inicialmente, segundo a técnica, o Programa atenderia apenas as unidades escolares que não estavam conseguindo aumentar o desempenho de alunos na educação, sobretudo após uma avaliação da secretária e do departamento de ensino fundamental ficou acordado que a metodologia do Programa fosse ampliada e implantada também às escolas de turmas do 6º ano que estivessem com regular e excelente desempenho no ensino. “A ideia de ampliar a avaliação para esses três situações do Ideb permite ver como está o desenvolvimento dos alunos nas questões de matemática, raciocínio lógico e também de habilidades socioemocionais”, afirma Carla.

Com base nos dados das avaliações, os técnicos poderão identificar se houve ou não avanço no rendimento desses alunos. “A reavaliação vai possibilitar ver como está o desenvolvimento, se houve avanços, se os alunos estão mais estudiosos, se resolvem as questões com menos ansiedade, se estão desenvolvendo bem as situações de relacionamento em grupo e também se ele o aluno do 6º ano consegue acompanhar o que está sendo proposto para eles em relação ao desenvolvimento em matemática” explica Carla.

Métodos de avaliação

As provas estão sendo realizadas online com tempo determinado para cada conteúdo. Ao todo os alunos respondem 60 questões, sendo 40 de proficiência em matemática, está com duração de uma hora e 20 questões de habilidades socioemocionais com duração de 30 minutos.