Categorias: Maceió

Parceria entre município e shopping cria espaços para artesãos alagoanos

Inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (09), no Parque Shopping, em Cruz das Almas

Alagoas24horas

Eu amo Maceió leva artesanato para vários pontos da capital

Os artesões de Maceió possuem a partir desta terça-feira (9) um novo espaço para comercialização dos seus produtos com a inauguração do intitulado “Parque Shopping Cultura”, que conta com a contribuição artística de mais de 450 artesões e 2.500 produtos que estarão disponíveis para venda.

De acordo com a secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, a oportunidade é única e envolve o investimento do município na capacitação de 22 grupos solidários.
“Teremos aqui um espaço para preços acessíveis para toda população, pois boa parte da renda serve para criar um fundo para os artesãos”, explica a secretária.

A expectativa do município é que no próximo ano o número de grupos de artistas suba para 70. “São pessoas, em sua grande maioria acima de 40 anos, deslocadas do mercado de trabalho. Então nós organizamos esses grupos e eles recebem todo o trabalho de consultoria”, analisa o perfil a diretora de Economia Solidária, Michelle Larissa.

Ainda de acordo com Michelle Larissa, os cerca de 2.500 produtos só são comercializados após passar por uma comissão formada por designers, arquitetos e consumidores natos de artesanato. “O material é julgado por eles sempre preservando a qualidade e o acabamento e encaminhado para venda”, explica a diretora.

Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), a ação é importante e diferenciada pois abre espaço para que artesãos possam vender produtos e gerar renda. “Existe uma dificuldade para comercializar e nós com a parceria com o Parque Shopping estamos abrindo esse espaço para que eles possam vender os produtos e colocar dinheiro em casa. Então essas pessoas só têm a ganhar aproveitando ainda o fluxo de turistas no período de alta temporada”, disse Palmeira.