Categorias: Maceió

Semas realiza ação voltada à população em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza nesta sexta-feira (19), de 9h30 às 14h, uma ação para inserção deste público alvo nos programas sociais.

Ascom Semas

Ascom Semas

Dando início às ações de promoção da cidadania e resgate do projeto de vida de pessoas em situação de rua em Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza nesta sexta-feira (19), de 9h30 às 14h, uma ação para inserção deste público alvo nos programas sociais.

A ação acontece no bairro de Ponta Verde, na Rua Carlos Tenório, onde há um número significativo de pessoas em situação de rua instaladas. De acordo com a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, a intenção é promover meios para que estas pessoas que estão fazendo das ruas de Maceió local de moradia tenham acesso a programas e projetos da Prefeitura de Maceió.

“Esta ação de hoje é uma das que vamos promover até o mês de fevereiro para reforçar o trabalho que já vem sendo feito pela Semas com a população de rua. Esta ação marca o início e uma campanha intitulada ‘Promova Cidadania, Não Dê Esmola’, onde vamos trabalhar a conscientização das pessoas e intensificar o atendimento à população de rua”, explicou Celiany.

Diálogo Social – Jardim Petrópolis

A secretária destaca que a campanha não pretende desestimular o ato solidário de doar e sim fazer com que a população contribua com o trabalho que é feito durante o ano pela Prefeitura de Maceió com este público. “A doação direta a uma pessoa em situação de rua, mesmo com a melhor intenção, acaba contribuindo para que mantê-la na rua, expostas à violência, exploração infantil e drogas. Nós trabalhamos para reconstruir o projeto de vida delas e precisamos da colaboração de todos para que essa rede de atendimento dê certo. Pois, muitas vezes, nossas equipes não conseguem evoluir no trabalho porque quem está fazendo das ruas local de moradia acredita que viver de doação é mais rentável do que resgatar a sua cidadania”, completou a secretária de Assistência Social de Maceió.

Na ação, a Semas estará com a unidade móvel para ações itinerantes do Cadastro Único, onde pessoas em situação de rua serão inseridas nos programas sociais, levando informações sobre o Programa Bolsa Família, Pronatec e demais programas sociais. Além de apresentações de crianças e adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social.