Categorias: Maceió

Policiais da Radiopatrulha promovem ação de Natal na Rubens Colaço

Policiais da Radiopatrulha promovem ação de Natal na Rubens Colaço

Ascom Semas

Casal Noel’ do Batalhão de Radiopatrulha explicou às crianças sobre a festa de Natal

Na manhã de sexta-feira (19), uma comitiva com carros e motos do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) chega à Casa Abrigo Rubens Colaço. O grande número de viaturas e policiais que chamava a atenção de motoristas e pedestres que transitavam no bairro do Farol – onde fica a instituição – deixou todos curiosos, inclusive as 11 crianças atendidas na unidade de acolhimento administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O que ninguém esperava era que o grupo fosse levar, ao local, dois grandes personagens do Natal: o Papai e a Mamãe Noel.

O “Casal Noel“ fazia parte de um grupo de cerca de 20 policiais que, além de levar brinquedos e muita alegria, juntaram-se aos profissionais da Rubens Colaço e explicaram para os meninos e meninas, com faixa etária entre 0 e 6 anos de idade, o verdadeiro significado da festa natalina. “Presenciar o brilho nos olhos dessas crianças, proporcionado por esta atitude tão linda, que é apresentar os personagens e o significado do Natal que eles tanto ouvem falar, é algo que nos deixa sem palavras”, disse a coordenadora da Rubens Colaço, Rejaneide Ferreira. Ela aproveitou a oportunidade para reforçar que não somente no final, mas durante todo o ano, os visitantes também são bem-vindos.

“A gente recebe muitas visitas durante a Páscoa, quando se aproxima o Dia das Crianças e durante o Natal. Mas estamos sempre de portas abertas e em todas as épocas as crianças necessitam compartilhar seus sorrisos”, completa Rejaneide. Mais de 30 grupos de voluntários visitam por ano a unidade, que acolhe crianças vítimas de violação de direitos ou que tiveram que se afastar do ambiente familiar devido a alguma outra situação de vulnerabilidade.

Segundo o Major J. Cláudio, comandante do BPRp, a ação serviu para mostrar um outro lado da polícia, que muitas vezes é vista como instituição de repressão e “marra”, mas que também está ligada e preocupada às ações de cunho social. “A Polícia Militar é uma instituição pública como qualquer outra e, além de estar nas ruas, participar dessas ações é um dever nosso, como agentes públicos e seres humanos. Por trás dessas fardas tem grandes homens, grandes pais e mães de família que encontram, nessas crianças, uma extensão das suas próprias casas”, comentou o major.

Major J. Cláudio também foi o grande comandante da Operação Natal, que acabou proporcionando às crianças do Abrigo um passeio nas viaturas policiais feito pelos arredores da instituição. “As crianças já tinham eles (policiais) como heróis e algumas diziam que não sabiam que o Natal era tão bonito daquele jeito”, encerrou Rejaneide.

​​Nesta terça-feira (23), mais de 50 crianças participarão da Festa de Natal das Unidades de Acolhimento da Semas, que vai acontecer na sede da Unidade de Acolhimento Acolher, no bairro da Santa Lúcia.