Categorias: Saúde

Arapiraca sedia um dos mais modernos centros cardiológicos do país

Até pouco tempo, todos os serviços de alta complexidade em cardiologia de Alagoas se concentravam na capital, ocasionando com isso muitos problemas para a população do interior do estado.

Hospital do Coração do Agreste

Hospital do Coração do Agreste

Até pouco tempo, todos os serviços de alta complexidade em cardiologia de Alagoas se concentravam na capital, ocasionando com isso muitos problemas para a população do interior do estado.

Atualmente, em Arapiraca, existe um dos mais modernos centros cardiológicos do país, com resolutividade na área, o Hospital do Coração do Agreste (HCA), dirigido pelo cardiologista clínico Dr. Emmanuel Cavalcante Barreto, sendo o núcleo de alta complexidade em cardiologia do Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA).

O Hospital do Coração do Agreste (HCA) encontra-se em funcionamento desde abril deste ano e no dia 20 de junho de 2014 foi realizada a primeira cirurgia cardíaca com utilização de circulação extracorpórea do interior do estado, a partir de então seguiu-se realizando cirurgias cardíacas obtendo excelentes resultados, o que é meta do Serviço. Já foram executados outros procedimentos que até então só eram realizados em Maceió, como por exemplo: implantes de marca-passo, angioplastias, cateterismos cardíacos, entre outros.

Maceioense radicado em Penedo com especialização em São Paulo, o Cirurgião Cardiovascular responsável pelos implantes de marca-passo, pelas cirurgias cardíacas e chefe do Serviço, Dr. Sérgio Francisco dos Santos Junior, ressalta a importância de um serviço como este para Alagoas: “A região de saúde centralizada por Arapiraca há muito necessitava deste tipo de atendimento, tanto privado quanto público, faltavam apenas uma instituição que investisse forte e profissionais que acreditassem na idéia, não faltam mais, estamos aqui inclusive contando com a parceria dos Serviços já consagrados da capital, que percebem a utilidade e importância deste avanço”, e complementa “um Serviço deste tipo é de grande apoio aos cardiologistas de Arapiraca e cidades vizinhas, que poderão ter seus pacientes tratados com segurança mais perto de casa”.

O HCA conta ainda com mais competentes médicos que também prestam seus serviços, entre eles o hemodinamicista Dr. Antônio Leilton Jr., a cardiologista arritmologista Dra. Patrícia Caldas e as ecocardiografistas Dulcilene Gama e Annie Suphya Nascimento.

O HCA / CHAMA investiu e reestruturou sua UTI além de criar uma moderna sala cirúrgica exclusiva da cirurgia cardíaca com o que há de mais moderno nos cuidados intensivos para os pacientes, desde equipamentos até uma equipe multiprofissional capacitada com enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas em constante aprimoramento.

Também foi criada uma nova e completa unidade de UTI humanizada, conceito único no Estado.

Arapiraca está na segunda macro-região de saúde do Estado, que abriga mais de um milhão de pessoas que não tinham acesso à assistência cardíaca complexa localmente, com isso o número de mortes ou sequelas decorrentes da demora no tratamento é hoje 90%
maior do que a média nacional, dados do Ministério da Saúde e cenário que o HCA está lutando para mudar.

A grande notícia é que, após um ano de adequações e muito trabalho de base dos membros da equipe multiprofissional capitaneada pelos Drs Emmanuel C. Barreto e Sérgio Francisco Jr., estes serviços do HCA/CHAMA acabam de receber habilitação para atendimento às pessoas pelo SUS. Também estão prontos para fazer parcerias com os
convênios de saúde privados da cidade e região para que os modernos serviços possam estar ao alcance dos pacientes conveniados.