Categorias: Saúde

TI implanta sistema que alerta sobre pacientes com risco nutricional

A área de tecnologia da informação da Santa Casa de Maceió foi reconhecida pela publicação Referências da Saúde 2014 como "case" de sucesso em 2014.

Ascom Santa Casa

Equipe de enfermagem acompanha pacientes por meio de painel tem tempo real

A área de tecnologia da informação da Santa Casa de Maceió foi reconhecida pela publicação Referências da Saúde 2014 como "case" de sucesso em 2014.

Em trabalho conjunto realizado pelas equipes de terapia nutricional e de desenvolvimento de sistemas, a área de TI estruturou um projeto para automatizar a comunicação entre as equipes assistenciais multidisciplinares, visando a identificação "on-line" dos pacientes internados com risco nutricional. O trabalho foi muito além, não se restringido apenas a reunir dados e analisá-los, mas também sugerindo procedimentos. É a chamada tecnologia analítica.

A partir dos dados do paciente, o sistema analisa o perfil nutricional de cada um e sugere à equipe multiprofissional alterações na dieta ou avisa se há déficit de algum nutriente.

"O sistema, chamado mensageiro, é integrado ao sistema de gestão do hospital e faz com que médicos e demais membros da equipe tenham acesso e recebam as informações atualizadas de pacientes por e-mail ou SMS. Além disso, o software permite o acompanhamento dos pacientes em um ambiente virtual por meio de monitores nos postos de enfermagem", explica o gerente corporativo de TI da Santa Casa, Marco Aurelio Barbosa Costa.

Com um investimento da ordem de R$ 24,6 mil, a implantação do sistema resultou num aumento de mais de 50% na intervenção precoce dos pacientes internos com risco nutricional. De igual forma, reduziu o número de desnutridos graves também em mais de 50% assim como o de pacientes em risco nutricional e desnutrição leve.

Os bons resultados assistenciais refletiram ainda sobre a receita do serviço, que foi incrementada em 55% no primeiro ano de implantação do sistema e em 98% nos dois primeiros anos.