Categorias: Maceió

SMTT intensifica fiscalização para coibir irregularidades no trânsito

Fiscalização tem flagrado condutores transitando na ciclofaixa destinada exclusivamente às pessoas que utilizam as bicicletas como meio de locomoção.

Secom Maceió

Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito vem apertando o cerco para coibir diversos tipos de irregularidades de trânsito que podem prejudicar o fluxo em vários pontos da cidade e causar perigo à vida dos próprios condutores e pedestres. São várias operações de fiscalização realizadas pelos agentes de trânsito diariamente e com o intuito de oferecer mais segurança nas vias da cidade.

Na Avenida Muniz Falcão, no Barro Duro, a fiscalização tem flagrado condutores transitando na ciclofaixa destinada exclusivamente às pessoas que utilizam as bicicletas como meio de locomoção. Em operações montadas durante duas semanas, agentes de fiscalização de Trânsito flagraram mais de 50 infrações, e os motoristas foram autuados e orientados na abordagem.

Em outro ponto da cidade, na Av. Deputado José Lages, bairro da Ponta Verde, a fiscalização também tem visualizado conversões proibidas próximo a um supermercado, o que representa perigo de colisões com outros veículos que trafegam no sentido correto. Cerca de 100 autuações foram feitas por este tipo de infração que, apesar dos danos em que pode resultar, é cometida com freqüência pelos condutores.

“Deixei o carro em um local onde tinha a placa ‘Proibido Estacionar’ e fui ao banco para resolver uma pendência. Ao retornar, encontrei a autuação feita pelo agente de fiscalização. Reconheci o quanto estava errado e não me restou outra coisa se não pagar a multa e pensar duas vezes antes de estacionar em certos locais”, reconhece o funcionário público Maurício Lima.

O supervisor de Fiscalização de Trânsito, Alison Lima, coordena operações de fiscalização em alguns pontos considerados críticos. Segundo ele, não é de hoje que os condutores flagrados cometendo infrações de trânsito apresentam uma série de desculpas para justificar os erros.

“Deixar o carro estacionado por cinco minutos em local proibido pela placa de regulamentação, falar ao celular enquanto dirige porque estava numa situação de emergência ou simplesmente dizer que esqueceu de colocar o cinto de segurança e pedir também para os passageiros são as justificativas que mais ocorrem. Porém, a própria vida e de terceiros parecem não ser levadas em conta e simplesmente são ignoradas”, salientou.

Para a educadora de trânsito da SMTT Juliana Normande, a conscientização do que é certo e errado ao dirigir deve ser algo tratado desde cedo. “Estamos durante todo o ano executando programas e projetos de orientação a condutores e pedestres nas ruas, mas, infelizmente, notamos que as mesmas infrações se repetem e isso mostra o quanto temos motoristas despreparados”, afirma Normande, ao defender o incremento da disciplina Educação de Trânsito nas escolas e faculdades.

Para o próximo ano, a SMTT/Maceió estará colocando em prática o projeto que levará ensino na área de trânsito para dentro das faculdades, além de expandir os trabalhos junto às escolas públicas e privadas. “O objetivo é darmos o pontapé para que mais adiante as próprias instituições de ensino possam incrementar em suas grades curriculares a matéria Educação de Trânsito.