Após um biênio no comando da Casa, presidente presta contas de ações desenvolvidas em sua gestão.
A sessão desta terça-feira (30) da Câmara Municipal de Maceió marcou a despedida da presidência do vereador Chico Filho (PP), que a partir do dia 1º passa a gestão ao vereador Kelmann Vieira (PMDB). Após um biênio, ele fez um discurso emocionado destacando conquistas obtidas em sua gestão, como o Ementário Legislativo 1948-2014; a criação do Portal da Transparência, do site da Câmara, do reajuste aos servidores acima da inflação e melhorias nos bairros da capital. Chico destacou que conseguiu implementar diversas metas estabelecidas no planejamento estratégico – o primeiro realizado na história da Câmara Municipal de Maceió.
Chico lembrou que sua gestão deixa a marca da transparência e da participação popular com mais de 60 sessões públicas realizadas ouvindo os mais diversos setores da sociedade. Destacou que atendeu a Lei de Acesso à Informação e que também economizou recursos públicos ao cruzar a folha de pessoal da Câmara com a de outras instituições para encontrar possíveis formas de enxugar os gastos. Só com essa atitude foram economizados por mês mais de 100 mil reais com exonerações de servidores que acumulavam dois cargos públicos.
O presidente da Câmara lembrou sua atuação em defesa da revitalização do Jaraguá. "Foi neste bairro que Maceió nasceu e ele precisa ser mais valorizado, suas edificações devem ser ocupadas e todos os recursos investidos há 15 anos não podem ser deixados de lado como aconteceu. Meu trabalho no próximo ano será feito na projeção desse nosso gigantesco legado histórico-cultural. Jaraguá é um patrimônio de todos os alagoanos e isso precisa ser dito a todos", afirmou. Outro ponto abordado no discurso foi a relação com o funcionalismo, especialmente na aprovação da criação das gratificações para os servidores da SMCCU, SLUM, SIMA e SMTT.
"É o vereador que precisa acompanhar a mobilidade urbana, o plano diretor, a organização do Centro, o respeito às calçadas, o crescimento imobiliário, a preservação ambiental, com a integração do verde ao concreto. É o vereador que está próximo do cidadão, é dele que são cobrados a melhor prestação dos serviços públicos", afirmou, assegurando que no próximo biênio cumprirá uma agenda mais próximo das comunidades. "Água, energia, calçamento, trânsito, feiras, mercados. Todas responsabilidades do dia a dia da cidade, da vida urbana, a qual pretendo me ater mais no próximo ano, quando terei mais tempo para mergulhar nesses assuntos, como sempre quis fazer", acrescentou.
Chico também explicou a lei que regulamenta a instalação de antenas de telefonia celular na capital. A legislação permitirá que as empresas atualizem seus equipamentos e possam melhorar a prestação desse serviço que hoje deixa muito a desejar. Essa nova lei garante segurança e proteção ambiental ao cidadão regulamentando o tamanho e a localização das antenas.