Instituto de Olhos de Maceió promove dia de exames gratuitos e agendamento de cirurgias pelo SUS
A campanha nacional Sexta Azul desembarcará em Maceió na sexta-feira 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. Voltada para a prevenção e controle da doença, a ação contará com o primeiro Mutirão do Olho Diabético promovido pelo Instituto de Olhos de Maceió (IOM), com exames gratuitos, agendamento de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e palestras sobre o tema das 8h às 17h.
Principal causa de cegueira na idade produtiva, a retinopatia diabética acomete cerca de 40% dos pacientes com diabetes, que atinge pelo menos 13 milhões de brasileiros. De forma silenciosa, o diabetes pode afetar os vasos sanguíneos da retina, causando hemorragia no fundo de olho, prejudicando a visão e podendo levar a cegueira em casos não tratados.
O mutirão vai justamente detectar, tratar e conscientizar sobre o diabetes e a retinopatia diabética. De forma gratuita, o público terá direito a exames de glicemia, pressão arterial, teste de fundo de olho e, caso necessário, o encaminhamento para exames de contraste na retina e tratamento com fotocoagulação a laser, com o objetivo de controlar o avanço da doença.
Além do atendimento gratuito, a Sexta Azul do IOM também terá palestras a partir das 9h sobre temas como a importância da prevenção do diabetes, com o médico Dr. Diógenes Bernardes; pé diabético, com Dr. José Tenório e retinopatia diabética, com o Dr. Ricardo Watanabe.
Os interessados em participar do mutirão devem portar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência para serem atendidos.
O Diretor do Instituto de Olhos de Maceió, Dr. Allan Teixeira Barbosa, ressalta que ao abraçar esta campanha o IOM mais uma vez prestará serviços relevantes à população alagoana.
Para chamar atenção para a causa, o Instituto ganhará decoração especial e iluminação azul durante todo o mês de novembro.
SERVIÇO
Mutirão do Olho Diabético do IOM
Endereço: Avenida Comendador Palmeira, 122, Farol
Data: 14 de novembro de 2014 (sexta-feira)
Horário: das 8h às 17h
Atendimento gratuito