Categorias: Economia

Governador empossa membros do Conselho Estadual de Economia Solidária

Governador empossa membros do Conselho Estadual de Economia Solidária.

Secretaria do Trabalho

Casa do Trabalhador Autônomo

O governador Teotonio Vilela Filho empossa nesta terça-feira (4), a partir das 8h30, na Casa do Trabalhador Autônomo, no Jaraguá, os membros do Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES), criado pela Lei 7.577, de 24 de janeiro deste ano. O Conselho é deliberativo, tripartite e vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e simboliza a conquista de uma luta da categoria há mais de oito anos.

O CEES possui 16 membros, numa composição entre governo e sociedade organizada. Terão mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais dois. Dentre as principais atribuições estão a de definir as políticas a serem adotadas pelo Estado para o desenvolvimento da Economia Solidária e acompanhar, avaliar e fiscalizar os ganhos sociais dessas ações.

Outra proposição do Conselho é instituir o selo de Economia Solidária, para que os consumidores possam identificar o caráter solidário e ecológico dos insumos, conhecendo detalhes da produção, da industrialização, do transporte e da comercialização dos produtos. Além disso, será formada uma equipe técnica para avaliar os pedidos de novos credenciamentos por parte dos empreendimentos econômicos solidários.

Economia Solidária

A economia solidária é um modelo econômico baseado em princípios que exercem uma contraposição ao modelo hegemônico do capital. Historicamente o sujeito realiza, em seu cotidiano, práticas de produção baseados na cooperação, mas atualmente isso tem sido desestimulado pelo modelo baseado na produção em escala.

A economia solidária com a proposta pedagógica da educação popular busca resgatar tais valores presentes nos diversos grupos sociais existentes e com isso restabelecer novas formas de produção baseadas na autogestão, cooperação e solidariedade.