Categorias: Maceió

Projeto quer reduzir gasto de energia e melhorar iluminação de Maceió

No último mês, o Município iniciou a instalação de luminárias de LED para melhorar a iluminação na cidade de Maceió.

Pei Fon/ Secom Maceió

Pei Fon/ Secom Maceió

No último mês, o Município iniciou a instalação de luminárias de LED para melhorar a iluminação na cidade de Maceió. A iniciativa, que está sendo capitaneada pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), busca um método mais sustentável e efetivo, além de prevê a economia direta de 40% no consumo de energia elétrica na capital.

De acordo com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a reestruturação do parque de iluminação da capital é umas das prioridades do Executivo Municipal. “As ações para melhorar a iluminação acontecem em todos os bairros, com reforço na parte alta, considerando os anos que essas localidades foram negligenciadas pelo poder público. Nosso foco tem sido prezar pela qualidade e eficiência no atendimento à população”, disse Rui.

Ainda de acordo com Palmeira, o estudo foi iniciado na ponte do Vale do Reginaldo a partir da instalação de dez novas luminárias com lâmpadas de LED de 150w. “É um trabalho inicial que tem como vantagens a economia de energia e maior eficiência na manutenção, o que vai contribuir bastante. O trabalho para colocação dos novos postes foi custeado com recursos próprios, por meio da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), e foi orçado em aproximadamente R$ 173 mil”, reforçou o prefeito.

Os principais diferenciais da luz branca do LED nas ruas são o índice melhor de visibilidade e a luminosidade mais dirigida. Em relação à economia, destaca-se a durabilidade das lâmpadas, a redução do consumo de 40% da energia elétrica, além da questão sustentável, já que as de LED são recicláveis, diferente das utilizadas atualmente.

“Este tipo de iluminação é bem mais resistente e pode durar entre cinco e dez anos em espaços públicos. A diferença é que esta lâmpada se adapta de acordo com a potência da energia, mas mantém a alta capacidade de ilumina”, complementou Rui.

O estudo no Vale do Reginaldo deve durar em média três meses e, segundo Rui Palmeira, a Prefeitura já está programando uma nova fase para avaliar a adoção da iluminação na capital. A intenção é ampliar os testes e levar a iluminação à orla de Maceió, entre a Jatiúca e a Pajuçara.

Iluminação

Segundo dados da Sima, em média são trocadas mil luminárias por mês em Maceió, cujo serviço de manutenção é feito por meio de vistorias dos técnicos do órgão, a partir da solicitação da população através do Disque Luz (0800 031 9055). Nesses quase dois anos de gestão, a Sima já trocou mais de 15 mil luminárias. São aproximadamente 140 espaços de lazer com nova iluminação e mais de 45 mil atendimentos pelo Disque Luz.