Categorias: Maceió

Desenvolvimento da geotecnologia no Estado é apresentado durante palestra

Desenvolvimento da geotecnologia no Estado é apresentado durante palestra na Unit.

O uso da geotecnologia na produção de dados e informações oficiais sobre Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), foi tema de uma das palestras realizadas na terça-feira (4) à noite na Universidade Tiradentes (Unit), em Maceió. O evento ocorreu dentro da programação da 16ª Semana de Pesquisa da Unit, que reuniu cerca de 80 estudantes.

A palestra ministrada pelo diretor de Geoprocessamento da Seplande, Lucas Cavalcante, teve o objetivo de mostrar como o Estado utiliza as últimas inovações em geotecnologia para aplicar os recursos no desenvolvimento regional. Na ocasião, ele apresentou o Portal Alagoas em Dados e Informações, desenvolvido pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplande.

“Um dos pioneiros no avanço em estrutura de banco de informações, o Portal foi apresentado aos universitários, destacando a importância da utilização da plataforma online para o conhecimento de dados oficiais com estatística e informações geográficas sobre o Estado”, destaca Lucas.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC); Mapa da Divisão Política e Administrativa de Alagoas; Drenagem; Localização das Escolas Estaduais; Anuário Estatístico; Conjuntura Econômica, dentre outros temas de interesse público, são algumas das pesquisas que podem ser acessadas facilmente através do Portal.

Para Lucas Cavalcante, como os cursos de engenharia tratam também da praticidade em desenvolvimento de estrutura, eles podem ser auxiliados através de aplicativos que utilizem dados produzidos pela Seplande. Em contrapartida, os estudantes também podem colaborar com o órgão por meio de pesquisas e levantamentos acadêmicos sobre Alagoas, gerando cada vez mais banco de dados para o governo.

“A relação pode existir como uma parceria. Se os alunos realizarem, por exemplo, um levantamento sobre a geração e localização dos postos de petróleo no Estado, nós do governo podemos utilizar isso como informação para o nosso Portal”, explicou.

Além de estudantes, professores e diretores prestigiaram a palestra. A realização do evento visa contribuir para formação de novos pesquisadores e para a formação de professores que atuam ou pretendam atuar na área.