Categorias: Brasil

Candidatos farão Enem em nova data após falta de luz em escola de Manaus

Candidatos farão Enem em nova data após falta de luz em escola de Manaus

Adneison Severiano/G1 AM

Por falta de energia, houve atraso para início do Enem na Escola Estadual Eldah Bitton Telles, em Manaus

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que deveriam fazer a avaliação na Escola Estadual Eldah Bitton, na Zona Oeste de Manaus, neste domingo (9), terão as provas reaplicadas. A falta de energia elétrica no local prejudicou os presentes e atrasou o início da prova. Um dos candidatos chegou a passar mal enquanto esperava o exame.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos que se sentiram prejudicados puderam solicitar a reaplicação do exame. Os procedimentos para a solicitação não foram divulgados à imprensa, mas, segundo Inep, foram repassados aos candidatos. A nova data também não foi divulgada.

A falta de energia na escola Eldah Bitton fez com que o exame iniciasse com atraso de mais de uma hora. Durante a tarde o abastecimento de energia voltou a oscilar.

De acordo com a coordenadora da escola, Ione Bezerra, 3.200 candidatos fazem o Enem em 37 salas da Eldah Bitton. A luz elétrica caiu às 10h35. "Os portões foram abertos, eles entraram mas ficarão só no pátio até que a luz volte. Fomos orientados a acionar a Eletrobras, que estava tentando ajeitar outra escola que também está sem luz, mas eles falaram que vem para cá em seguida", disse a coordenadora antes do início do exame.

Um candidato não havia se alimentado e passou mal enquanto aguardava no pátio, antes da liberação do início da prova. Segundo a coordenadora, também foi providenciada comida para o homem. O G1 também flagrou uma candidata que desistiu de esperar e pediu para sair da escola. Ela deixou o local em um carro e não quis falar com a reportagem.

Exame
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 184.864 pessoas estão inscritas para realizar a prova no Amazonas. O Amazonas representa 2,12% dos candidatos inscritos em todo o Brasil. No estado, o Enem é a prova principal para selecionar alunos para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).