Categorias: Política

Oposição defende nova CPI da Petrobras no ano que vem

O senador disse acredita que apenas no ano que vem os parlamentares terão condições de debruçar sobre os conteúdos das delações premiadas do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.

Marcos Oliveira/Agência Senado

Líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira

O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP) defendeu nesta segunda-feira (10) a criação de uma nova CPI da Petrobras em 2015. Disse que tão logo as atividades parlamentares sejam retomadas, a oposição coletará as assinaturas necessárias para retomar as investigações sobre a estatal de petróleo. O senador disse acredita que apenas no ano que vem os parlamentares terão condições de debruçar sobre os conteúdos das delações premiadas do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.

– É possível até que se amplie o foco dependendo do teor dessas delações premiadas – declarou.

O presidente da CPI da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou na semana passada que uma nova comissão de inquérito é assunto para 2015.

– Por isso o esforço de continuar solicitando ao Supremo o acesso à delação premiada e prorrogar o máximo o trabalho da CPI. Teremos um legado a deixar para a sociedade: um banco de dados importante. Um relatório votado. E na expectativa de o próximo Congresso decidir ou não por eventuais novas investigações.

A CPI Mista da Petrobras pediu ao Supremo Tribunal Federal o acesso à delação premiada de Paulo Roberto Costa. O ministro Luís Roberto Barroso, no entanto, quis um parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, antes de decidir se atenderá ao pedido da comissão. Janot deve dar uma resposta ainda esta semana.