Categorias: Maceió

Maceió tem aumento de meio milhão de passageiros nos coletivos

É o que informa a SMTT quando compara os dados de 2014 aos de 2012 e 2013, neste mesmo período.

Marco Antonio/Secom Maceió

Após reforma, Terminal de ônibus do Mercado é reinaugurado

O número de passageiros transportados pelo sistema público de Maceió aumentou no mês de outubro. De acordo com a diretoria de Custos Operacionais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), 7.667.798 fizeram uso do transporte urbano em outubro deste ano, o que representou aumento de mais de meio milhão de passageiros em relação ao mesmo mês dos anos de 2012 e 2013, que registraram 7.125.690 e 7.334.764 usuários, respectivamente. A alta também já tinha sido contabilizada em meses anteriores, segundo o setor.

A SMTT tem realizado vários trabalhos com o intuito de melhorar cada vez mais o sistema de transporte público de Maceió, o que resulta na aprovação do sistema, atraindo mais usuários para os coletivos urbanos. “Desde o início da gestão, deixamos bem claro que todo o sistema de transporte público seria nossa prioridade e cumprindo com o que foi dito, a SMTT realizou vários trabalhos pela melhoria desse sistema essencial para o cidadão. Por meio das melhorias, estaremos fazendo com que as pessoas deixem de utilizar seus veículos particulares e passem a ver no coletivo um transporte rápido, eficiente e barato”, enfatizou o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Dentre os trabalhos realizados pela SMTT, com impacto positivo no volume de usuários, destacam-se a implantação da faixa exclusiva nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e parte da Thomaz Espíndola, a construção e reforma de terminais, o aumento da frota de ônibus, por meio das operadores do sistema, e a reestruturação e colocação de paradas de embarque e desembarque.

Outro trabalho que contribuiu bastante com o aumento dos passageiros nos coletivos são as operações contra o transporte irregular de passageiros, os chamados ‘clandestinos’. Desde o início das ações de combate às operações irregulares, no mês de agosto do ano passado, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, mais de 900 veículos foram apreendidos.

“É um trabalho contínuo e que envolve um enorme esforço, visto que, em anos anteriores, Maceió não recebeu nenhum tipo de investimento no setor de transporte”, reforçou Tácio Melo. Ele anunciou a instalação de aparelhos GPS em toda a frota de ônibus, o que possibilitará uma fiscalização mais eficiente e o acompanhamento em tempo real dos horários dos coletivos pelos usuários.