Categorias: Polícia

PRF combate fraudes veiculares com operação temática

Modalidade tem conexão com outros ilícitos

PRF

Modalidade tem conexão com outros ilícitos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, na madrugada de hoje (11), a VI Operação Temática de Enfrentamento a Fraudes Veiculares (VI OTEVEIC-AL/SE). A ação tinha como foco principal intensificar a identificação de automóveis roubados e/ou com características identificadoras adulteradas, circulando entre os estados de Alagoas e Sergipe. As fiscalizações aconteceram nos dias 7, 8 e 10, entrando na madrugada desta terça-feira (11). Foram registradas ocorrências nos municípios de São Sebastião, próximo à divisa dos dois estados, em São Miguel dos Campos, Atalaia, União dos Palmares, Rio Largo e Maceió.

Além das atividades práticas, a operação contou com uma parte teórica, de atualização e de formação de policiais para atuarem na identificação desse tipo de fraude. Ao todo, 25 PRFs e seis convidados de outros órgãos participaram das instruções: dois da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Maceió (SMTT), dois da Polícia Militar (PM/AL) e dois da Polícia Civil (PC/AL). O intuito de abrir vagas para outras forças foi integrar as instituições, de forma a permitir a troca de conhecimentos e de experiências.

Durante os dias de operação, as equipes da OTEVEIC-AL/SE fiscalizaram cerca de 400 pessoas e mais de 300 veículos nas BRs que cortam Alagoas. Houve ainda a prisão de seis pessoas, duas delas por roubo/furto de veículo, e a apreensão de três documentos falsos, uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e uma nota fiscal eletrônica (DAFE). No caso do CRLV, a falsificação havia sido feita com uma cédula de um lote roubado do Detran/SP, o que dificulta bastante a identificação do ilícito.

Com relação aos veículos fiscalizados, os policiais apreenderam seis carros com caracteres adulterados ou com peças de veículos roubados e/ou baixados. Quatro deles eram caminhões. Um estava com um câmbio roubado e os outros três com câmbio e motor adulterados. Por fim, foi recuperada uma motocicleta roubada no mês de agosto do ano passado em Recife. Segundo a proprietária, dois homens armados a renderam e anunciaram o assalto. O acusado, preso na fiscalização, confessou que comprou a moto por R$ 1.900,00, caracterizando crime de receptação.

De acordo com o coordenador da operação, o policial rodoviário federal Érico George, apesar da temática dar foco para a operação, a modalidade de crime combatido durante estes dias tem conexão com diversos outros delitos. “Muitas vezes, veículos roubados são utilizados em outros crimes, como assaltos a bancos e a ônibus. Placas e outros elementos identificadores são alterados para dificultar o rastreamento dos criminosos. Desta forma, combater a fraude veicular é prevenir outros tipos de ilícitos”, enfatizou o PRF.