Categorias: Saúde

Campanha: vacinação contra pólio e sarampo vai até o dia 28

A vacina contra a pólio é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à sua administração.

Pei Fon/ Secom Maceió

Pei Fon/ Secom Maceió

Realizada pelo Programa de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo vem mobilizando a população de Maceió para garantir a proteção das crianças menores de cinco anos contra as doenças. Iniciada no último sábado (8), com o Dia D de Mobilização, a campanha atingiu até agora 40% de seu público-alvo, que tem meta estabelecida em 95%.

Com o objetivo de atingir ou superar as metas da campanha – que prevê a imunização de 62.391 crianças de seis meses a menos de cinco anos contra a pólio e de 55.326 com idade de um a menos de cinco anos –, a vacina vem sendo disponibilizada nas unidades de saúde e nos postos volantes instalados em locais estratégicos e de grande movimentação, como os shoppings Pátio (no Benedito Bentes), Maceió (Mangabeiras) e Parque (Cruz das Almas) – das 10h às 22h – o Supermercado Super Giro, no Trapiche (das 9h às 21h) e o Hiper Bompreço da Gruta (também das 9h às 21h).

“Buscamos facilitar ao máximo o acesso à vacina para que os pais e responsáveis protejam seus filhos e evitem as consequências dessas doenças. Mesmo com a campanha até o dia 28 deste mês, recomendamos a todos que procurem o serviço o quanto antes, para não deixar esse compromisso com suas crianças para a última hora, aumentando ainda mais o nível de estresse e ansiedade dos pequenos nessas situações”, reforça a coordenadora do PNI no município, Eunice Raquel Amorim, lembrando ainda a necessidade de se levar o cartão de vacinação para o devido registro das doses aplicadas.

A imunização contra a poliomielite acontece anualmente em uma única etapa. Já a tríplice viral, de seguimento do sarampo – que previne ainda contra a caxumba e a rubéola –, está sendo aplicada pela segunda vez, complementando a primeira etapa realizada em fevereiro, quando foram vacinadas mais de 50 mil crianças.
Dia de Vacinação no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Juca Fernandes.

A dose da vacina tríplice viral é contraindicada apenas nos casos de crianças que apresentem imunodeficiência congênita e adquirida, para aqueles acometidos por neoplasia maligna e para quem está realizando tratamento com corticóides em esquemas imunodepressores. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina contra a pólio é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à sua administração. Ela é recomendada inclusive para crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Apenas crianças com febre acima de 38 graus Celsius ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e Aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores da vacina.
A doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas. A transmissão acontece de pessoa pra pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.