Categorias: Meio Ambiente

Sem autorização para funcionamento, laboratório é autuado

O descarte de materiais perfurantes deve ser feito com cautela para evitar acidentes com os profissionais que manuseiam o lixo.

Ascom Sempma

Ascom Sempma

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) autuou, na manhã desta quinta-feira (13), o Laboratório Fleming, localizado no Centro, pela ausência da autorização ambiental de funcionamento e do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. A ação de hoje foi deflagrada pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

Os fiscais da Sempma solicitaram aos representantes do laboratório as documentações de funcionamento, dentre elas a liberação do órgão e o certificado da empresa especializada pelo destino de lixo contaminado. Como não estavam deposse dos documentos, a fiscalização autuou a clínica e deu um prazo de cinco dias úteis para a apresentação da defesa.

A parceria entre a Sempma e a Slum é fundamental para evitar que hospitais e clínicas descartem de forma irregular, no meio ambiente, resíduos potencialmente perfurantes e infectados. Nessa quarta-feira, um gari foi alvo de um desses resíduos perfurantes gerados por esta clínica, pois o material estava junto ao lixo comum, o que é considerado crime ambiental .

A Sempma orienta os maceioenses que façam denúncias quando identificaram a prática de crime ambiental. O descarte de materiais perfurantes deve ser feito com cautela para evitar acidentes com os profissionais que manuseiam o lixo.