Categorias: Saúde

SMS promove ações para o Dia Mundial do Diabetes

SMS promove ações para o Dia Mundial do Diabetes

Marco Antônio/ Secom Maceió

Ações no PAM Salgadinho

Com o tema “Vida Saudável e Diabetes”, o PAM Salgadinho (Poço), realizou na manhã desta quinta-feira (13) uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro. O evento contou com uma palestra sobre atividades físicas e diabetes e aferição de glicemia capilar direcionada aos pacientes assistidos pela unidade. A ação é uma parceria do PAM Salgadinho e da Coordenação de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O educador físico Arthur Vasconcelos ministrou uma palestra sobre atividades físicas e diabetes, ressaltando a importância da prática de exercícios para os portadores de diabetes. “A atividade física, além de ajudar a regular a glicemia, controla o peso, a gordura corporal e os níveis de gordura no sangue”, explica.

Vasconcelos reforça ainda que para que o portador de diabetes pratique atividades físicas são necessários alguns cuidados prévios, como autorização médica e orientação de um profissional de educação física, para evitar, por exemplo, casos de hipoglicemia. “A hipoglicemia é o baixo nível de glicose no sangue, ela ocorre quando o corpo utiliza-se da glicose como subsídio para a produção de energia”, afirma.

Quando as reservas de glicose começam a secar, os músculos usam a glicose do sangue, causando a queda dela na corrente sanguínea. O exercício faz com que os músculos e outros tecidos fiquem mais sensíveis à insulina. Após o exercício, o organismo tenta completar as reservas utilizadas e neste aspecto podemos ter a hipoglicemia após os exercícios.

O educador físico esclarece ainda que pacientes dependentes de insulina devem tomar alguns cuidados na hora de praticar atividades. “Evitar exercitar o local onde a insulina foi administrada, evitar exercícios durante o pico de insulina e o teste da dose de insulina após os exercícios são alguns cuidados que os usuários devem tomar”, reforça.

O tratamento holístico e cuidados com corpo, mente e emoções também são apontados por Vasconcelos como importante para pacientes diabéticos. “O excesso de pensamentos, preocupações e autocobrança ajuda a sobrecarregar o pâncreas, o baço e o estômago, importantes para produzir hormônios como a insulina. Então o relaxamento, a meditação ajudam ao paciente ter uma melhor qualidade de vida”, pontua.

Alimentação saudável

A alimentação saudável também é um importante aliado na prevenção do diabetes. Segundo a psicóloga do PAM Salgadinho, Hellen Sobral, os pacientes portadores da doença devem tomar alguns cuidados com determinados alimentos, que não são benéficos para quem tem a doença. “Frutas como a banana e a manga têm alta carga glicêmica e devem ser evitadas por pacientes que tem diabetes ou ingeridas em pequenas quantidades. A farinha de mandioca pode ser substituída pela farinha de casca de maracujá, que ajuda a manter a glicemia sob controle. Além da substituição do pão por pão integral ou tapioca sem recheio”, explica.