Categorias: Brasil

Renan divulga nota de pesar pela morte do médico Adib Jatene

Médico foi ministro da Saúde nas gestões de Collor e Fernando Henrique

Agência Senado

Renan divulga nota de pesar pela morte do médico Adib Jatene

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) divulgou nota oficial em pesar pela morte do médico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, de 85 anos, ocorrida na noite desta sexta-feira, 14, em São Paulo. Jatene era diretor-geral do Hospital do Coração (HCor) e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos – os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara – e a mulher Aurice Biscegli Jatene.

Além de médico, Adib Jatene foi ministro da Saúde nos governos de Fernando Collor (1992) e de Fernando Henrique Cardoso e ainda secretário estadual da Saúde de São Paulo (1979-1982), no governo de Paulo Maluf. No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids.

Leia a íntegra da nota
“O Brasil lamenta e chora a perda de um de seus mais brilhantes homens públicos e exemplar profissional da medicina, o professor e ex-ministro Adib Jatene.
Tive o privilégio de conviver com ele em circunstâncias diversas. Sempre foi para mim um aprendizado fecundo. Tornei-me um dos muitos admiradores de seu humanismo, de sua visão precisa e abrangente da Saúde Pública e de seu amor ao povo brasileiro, principalmente aos menos favorecidos e por isso mais necessitados do poder público. O legado de seu trabalho será, com certeza, aproveitado por muitas gerações.
Pioneiro em avanços na cirurgia cardíaca no País, discípulo e herdeiro das imensas qualidades do saudoso Euríclides Jesus Zerbini, Jatene se tornou, ainda em vida, patrimônio brasileiro, um homem querido pela população e respeitado dentro e fora do país. Em nome do Senado Federal, transmito à família os mais sinceros e profundos sentimentos, e que a saudade desde já compartilhada por todo o nosso povo seja o conforto neste momento doloroso”.

Renan Calheiros

Presidente do Senado Federal