Categorias: Mundo

Cruzeiro com 172 doentes com norovírus atraca nos EUA

Vírus causa diarreia, náusea, vômito, febre e dores pelo corpo

Wikimedia

Navio Crown Princess deveria ter retornado para o porto de Los Angeles no sábado, mas o navio teve que fazer um desvio para Nuku Hiva, nas Ilhas Marquesas

is de 170 passageiros e tripulantes de um cruzeiro, que ficou aproximadamente um mês viajando e atracou no porto da California neste domingo, estão contaminados com o norovírus, informou o Centro de Controle de Doenças dos EUA. As informações são da NBC News.

Os sintomas do norovírus incluem diarreia, náusea, vômito, febre e dores pelo corpo. Pelo menos 158 passageiros e 14 tripulantes relataram sofrer com os sintomas no tempo em que permaneceram a bordo do Crown Princess, operado pela empresa Princess Cruises.

O Crown Princess deveria ter retornado para o porto de Los Angeles no sábado, mas o navio teve que fazer um desvio para Nuku Hiva, nas Ilhas Marquesas, na última segunda-feira, quando um membro da tripulação foi acometido por uma doença e teve a necessidade de fazer uma cirurgia emergencial devido a um "problema médico totalmente individual", informou comunicado da Princess Cruise.

"Nós lamentamos que o incidente tenha impactado as férias dos nossos hóspedes e somos gratos pela compreensão que tiveram devido às circunstâncias", afirmou o a companhia do cruzeiro.

Mais de 3 mil passageiros e 1,1 mil tripulantes estavam a bordo do navio, segundo informações oficiais. O cruzeiro será desinfectado no porto de San Pedro, na California, ainda neste domingo.

O norovírus

Extremamente contagioso, o norovírus pode infectar qualquer pessoa. O contágio ocorre a partir de uma pessoa infectada, alimentos ou água contaminados, ou ainda por contato com superfícies contaminadas. O vírus leva à inflamação do estômago ou intestino – ou ambos. Os principais sintomas são dor de estômago, náuseas, diarreia e vômito. Estes sintomas podem ser ainda mais graves para algumas pessoas, especialmente crianças e idosos.