Categorias: Saúde

Casa Maternal prepara mudanças sem interromper atendimento

Apesar de instalada na estrutura física da Unidade Hamilton Falcão – que passa por reforma realizada pela Prefeitura de Maceió, como parte do pacote de ações de reestruturação da rede municipal de saúde

Secom Maceió

Secom Maceió

Em fase de preparação para se tornar uma unidade de referência ambulatorial disponibilizando todos os serviços de uma casa de parto normal para gestantes de baixo risco – inclusive o acompanhamento de pré-natal e puericultura – a Casa Maternal Denilma Bulhões tem mantido seu atendimento com normalidade, garantindo a assistência e o encaminhamento necessários às gestantes que procuram a unidade.

Apesar de instalada na estrutura física da Unidade Hamilton Falcão – que passa por reforma realizada pela Prefeitura de Maceió, como parte do pacote de ações de reestruturação da rede municipal de saúde – a Casa Maternal vem trabalhando em regime de plantão com a triagem de gestantes, realizando consultas de avaliação e fazendo os encaminhamentos adequados, de acordo com a classificação de risco de cada situação.

Em setembro, a equipe da Casa Maternal realizou 125 atendimentos de triagem; destes, em apenas 36 as gestantes foram encaminhadas para as maternidades do SUS que fazem parte da Rede Cegonha através do Cora, por ter sido comprovado pela equipe estarem em trabalho de parto. Em outubro, o número de atendimentos chegou a 226, com 53 encaminhamentos para partos nas unidades conveniadas. Nos dois meses, a Casa Maternal também registrou a realização de 8 partos em suas dependências, estes já em período expulsivo, evitando os riscos que um deslocamento traria para mães e bebês.

“Em nenhum momento a Casa Maternal deixou de funcionar, nem vai deixar. E mesmo com o atendimento das demandas diárias, estamos trabalhando nessa transição do perfil da unidade e promovendo as adequações necessárias para que as mulheres recebam na Casa Maternal toda a atenção do município definido pelas portarias ministeriais que preconizam o atendimento no pré-natal, parto e puerpério”, afirma a coordenadora da Rede Cegonha em Maceió, Suzângela Dórea.

Prevista para funcionar dentro do novo modelo de atendimento na segunda quinzena de dezembro – dependendo do andamento das obras da Hamilton Falcão – a Denilma Bulhões ganhará reforço na qualidade e humanização dos serviços. Além de possibilitar às gestantes todo o acompanhamento obstétrico na unidade – pré-natal, parto e puerpério, este com o atendimento pediátrico da criança de 0 a 2 anos – a Casa Maternal terá enfermaria com 3 leitos e dentro dos padrões estabelecidos pela Lei do Acompanhante.

Além de funcionar em horário estendido (das 7h às 19h), inclusive aos sábados, com as atividades do pré-natal, o novo modelo de assistência da Denilma Bulhões que vai definir seu perfil como Centro Materno Infantil passará a ter ainda um espaço para a mulher aguardar o momento do parto, disponibilizando todo o instrumental para que a gestante escolha a forma de parir (na cama, na cadeira de parto, de cócoras, etc.), atendendo assim ao que está estabelecido para partos naturais humanizados.

“A Denilma está passando por todas as adequações para garantir o atendimento dentro dessa linha de cuidados para as crianças e gestantes, com um acolhimento humanizado que reduza os riscos de mortalidade infantil e também os riscos para a saúde das mães”, reforça o coordenador administrativo da Casa Maternal, Marcelo Araújo.