Categorias: Polícia

Aula inaugural inicia Curso de Operações Táticas do Tigre

Este ano dois policiais civis da PC de Sergipe participam da capacitação.

Else Freire/PC

Delegado Flávio Saraiva palestrou na abertura do COTT

O curso de Operações Táticas do Tigre, da Polícia Civil de Alagoas, teve inicio na manhã desta segunda-feira (17), durante uma aula inaugural, realizada no auditório da Secretaria da Defesa Social, no Centro de Maceió.

O Curso Operações Táticas do Tigre (COTT) tem o objetivo de aperfeiçoar os profissionais de segurança pública da PC alagoana, que já fazem ou farão parte do grupo especial. Este ano dois policiais civis da PC de Sergipe participam da capacitação.

Durante a solenidade de abertura, foi realizada uma homenagem ao policial civil Anderson Lima, ex-gerente do Tigre, pelos cinco anos de sua morte, ocorrida em novembro de 2009, após uma tentativa de combater um grupo de assaltantes de banco, no centro da Capital alagoana.

Na aula inaugural o delegado Flávio Saraiva, diretor do Deinfo, fez uma retrospectiva e abordou aspectos desde o início da formação do grupo especial na Polícia Civil alagoana, que teve sua origem no ano de 1991, tendo a primeira denominação de GATE, passando em 1994 a ser chamado de Tigre.

Ele relembrou vários pontos importantes para a existência de um grupo de operações especiais em uma instituição policial.

Os policiais inscritos receberão aulas de entradas táticas; Direção policial (ofensiva, defensiva e evasiva); Abordagem policial; Patrulhamento de alto risco (rural e urbano); Imobilização policial; Noção de explosivos e entradas táticas com explosivos; Noções de operações aquáticas; Atendimento pré-hospitalar e tiro policial.

O delegado-geral Carlos Reis, disse que a meta da atual gestão é aperfeiçoar os integrantes da instituição, para prestar um serviço com uma qualidade cada vez melhor para a sociedade. “Este curso do COTT vai propiciar uma capacitação direcionada aos policiais para que possam atuar com mais precisão nas ações de combate à criminalidade”, frisou.

O evento contou com a presença do delegado-geral da PC, Carlos Reis, dos delegados Flávio Saraiva, Denisson Albuquerque, José Laurentino e Francisco Amorim, respectivamente, diretores do Deinfo, da diretoria de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJA 2), Academia da Polícia Civil (Apocal) e titular da seção Antissequestro da Diretoria de Recursos Especiais (DRE).

As aulas que começaram hoje se estendem até o dia 30 de novembro. A formatura dos concluintes do COTT está prevista para o dia 05 de dezembro. O treinamento será realizado na sede da Diretoria de Recursos Especiais (DRE), na Av. Empresário Jorge Montenegro, 3833, no bairro da Santa Amélia.