Categorias: Maceió

Clima de tensão entre ambulantes antecede vendas do feriado

A disputa pelo espaço é ainda maior por que os ambulantes esperam um aquecimento nas vendas em virtude do feriado da Consciência Negra.

Milton Rodrigues/Alagoas24horas

Clima de tensão entre ambulantes antecede vendas do feriado

É tenso o clima no centro da capital alagoana na manhã desta quarta-feira, dia 19. Com a fim da greve dos servidores municipais equipes da SMCCU, SMTT, Guardas Municipais com o apoio da Polícia Militar retomam a fiscalização na Rua do Comércio e adjacências e muitos ambulantes devem ser retirados de áreas não autorizadas.

Além da tensão entre ambulantes e poder público, criou-se na manhã de hoje uma tensão extra entre ambulantes cadastrados e não cadastrados que disputam espaço em uma área destinada pela prefeitura. Os não cadastrados alegam que precisam trabalhar e os cadastrados exigem o direito garantido pela Prefeitura de Maceió.
Mesmo aqueles cadastrados disputam um espaço destinado para 250 barracas, quando é de conhecimento da própria prefeitura que há pelo menos 500 cadastrados.

Cerca de 150 policiais militares de quatro batalhões, inclusive Bope, já estão dispostos no centro da cidade aguardando a ordem da prefeitura para desobstrução do Calçadão do Comércio.

Os ambulantes também cobram da Prefeitura promessas de campanha e de governo quanto a estrutura do Shopping Popular que previa a retirada dos ambulantes da rua, mas que traz em seu projeto problemas, sobretudo quanto a ventilação do local que é chamado entre os ambulantes de ‘sauna’.

Feriado

A disputa pelo espaço é ainda maior por que os ambulantes esperam um aquecimento nas vendas em virtude do feriado da Consciência Negra. O feriado estadual é comemorado amanhã.