SMS promoverá capacitação sobre cuidados com hipertensão arterial
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), agravos como o câncer, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas são os que causam mais mortes em todo o mundo. Em Maceió, o indicador “Taxa de Mortalidade prematura pelas 4 principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis, (Doenças do aparelho circulatório-DAC, Câncer, Diabetes e Doenças Respiratórias Crônicas)”, confirma essa realidade, onde o maior número de óbitos registrados tem sido por agravos e doenças crônicas.
Atenta a essa realidade, a Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT/DVS) e de Doenças Crônicas, ligada à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), realizará no dia 2 de dezembro, das 8h às 14h, no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), uma capacitação sobre “Estratégias para o cuidado da pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica na Atenção Básica”. O treinamento tem como finalidade atualizar os profissionais de saúde nas estratégias de manejo com a hipertensão arterial, contribuindo para qualificar o cuidado no âmbito da Atenção Básica do SUS.
“O cuidado adequado na Atenção Básica reduz bastante as complicações e o número de mortes por conta desses agravos e doenças crônicas, então nessa capacitação, vamos abordar temas relacionados à atenção médica, aos cuidados da enfermagem, assistência farmacêutica, saúde bucal, alimentação, atividade física e tabagismo.”, explica Rozali Costa, coordenadora da DANT. Costa ressaltou ainda que o treinamento é focado na prevenção e controle da hipertensão.
O DANT convida, ainda, três profissionais de saúde de nível superior das unidades dos Distritos Sanitários (II, V, VI e VII) para participar do evento. As unidades de saúde devem indicar os profissionais participantes. Mais informações pelo telefone: 3315-5247 ou pelo email: dant@sms.maceio.al.gov.br.