Na ocasião, os participantes do encontro puderam receber as boas-vindas dos organizadores do simpósio e coordenadores da instituição, além de apresentações artísticas.
A Música como instrumento de reflexão. É neste contexto que vem sendo abordada esta arte, na primeira edição do Simpósio de Música de Arapiraca. A abertura do evento se deu na noite desta quinta-feira (20), na Escola de Artes, situada na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.
Na ocasião, os participantes do encontro puderam receber as boas-vindas dos organizadores do simpósio e coordenadores da instituição, além de apresentações artísticas.
“A Música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro, como disse o filósofo Platão. Ela tem um poder reflexivo, de ampliar horizontes cognitivos nas relações humanas. E é isto o que a prefeita Célia Rocha almeja a todos os arapiraquenses”, diz a subsecretária Municipal de Educação, Antonieta Marrone.
Ela compôs a mesa de abertura ao lado de Eliane Rocha, coordenadora da Escola de Belas Artes; do professor Dr. Ricardo Resende, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB); e do organizador do evento, o professor Dr. Israel Alexandria Costa, que leciona na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituição esta que ao lado da Prefeitura de Arapiraca norteia o simpósio com as palestras e minicursos.
“Esperamos incutir em vocês um novo olhar sobre a dinâmica da música e, para isso, que este evento se repita no ano que vem”, completa ele, que ministrirá o minicurso “Música e lutheria: diálogos com a filosofia de Jean-Jacques Rousseau”.
Por sua vez, o professor baiano convidado vai colocar em pauta “A Retórica das Canções: diálogos entre filosofia e MPB”, incitando assim o ensino de outras disciplinas em conjunto com a música.
Ao final, ocorreram apresentações da Lira Arapiraquense, sob coordenação do professor de canto Marcus Mausan, e Grupo da Escola Tradicional de Capoeita Angola (ETCA),reverenciando a cultura afro em pleno Dia da Consciência Negra.
Confira as atividades desta sexta-feira (21) no I Simpósio de Música de Arapiraca:
8h – Minicurso de Música e Filosofia I
Título: “Música e Formação Cultura: diálogos com a filosofia de Theodor Adorno”
Ministrante: professor Dr. Anderson de Alencar Menezes (Ufal)
14h – Minicurso de Música e Filosofia II
Título: “Música e lutheria: diálogos com a filosofia de Jean-Jacques Rousseau”
Ministrante: professor Dr. Israel Alexandria Costa (Ufal)
19h – Palestra de encerramento com abertura para debates
Título: “A Retórica das Canções: diálogos entre filosofia e MPB”
Ministrante: professor Dr. Ricardo Henrique Resende de Andrade (UFRB)
21h30 – Confraternização de encerramento com apresentações musicais
O evento contará com intervalos para recitais e coffee break.