Categorias: Maceió

Mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids começa neste sábado

Mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids começa neste sábado

Neste sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de DST, Aids e Hepatites Virais, inicia a programação da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com foco na importância do diagnóstico precoce e o alerta contra essas doenças. A primeira ação da campanha ocorre no Shopping Pátio Maceió, localizado no Benedito Bentes, das 9h até as 13h. Quem comparecer poderá realizar testes rápidos de diagnóstico para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Com a atividade, a SMS reforça a adoção de um comportamento sexual seguro e responsável com orientações, além de realizar a distribuição de preservativos e material informativo.

“O aumento dos casos de Aids desperta a necessidade de descentralizarmos o atendimento e investirmos em ações para diagnosticar precocemente os casos da doença para que possamos proporcionar um tratamento eficaz, a redução de riscos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas infectadas”, afirmou a coordenadora do Programa em Maceió, Sandra Gomes. Realizada em parceria com com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Shopping Pátio Maceió, SESC Alagoas, Aliança Comercial, Pastoral da Aids, RNP+, Cidadãs + e Movimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, a campanha realizará inúmeras ações até o dia 5 de dezembro, inclusive, junto às unidades de saúde, que planejam a intensificação das ações educativas nessa área, com palestras educativas e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Para reforçar a mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a programação será feita da seguinte forma: na segunda-feira (24), palestra no Cinema Centerplex (Pátio Maceió), a partir de 8h; no dia 29, das 8h até 13h, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – com testes rápidos diagnósticos – na Pastoral da Aids da Igreja Nossa Senhora das Graças, na Levada – e no dia 30, passeio ciclístico das 7h30 até 11h, realizado em parceria com o Sesc/AL e Associação Alagoana de Ciclismo, com concentração no Sesc Poço e encerramento com orientações e disponibilização de preservativos.

No Dia Mundial (na primeira segunda-feira de dezembro, dia 1), as ações de diagnóstico com testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C do CTA serão realizadas no calçadão do comércio, mobilizando a população com as ações preventivas e educativas das 9h até 15h e no dia 4 de dezembro, encerrando a campanha deste ano, ocorre, das 9h até 13h, o Seminário “Aids e Atenção Básica – Tecendo Diálogos”, direcionado para profissionais de saúde da REDE SUS Maceió, no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), localizado na Rua Pedro Monteiro , no Centro.

Dia Mundial

A criação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, estabelecido no dia 1 dezembro, foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas com HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.