Categorias: Política

Stela Lameiras recebe título de cidadã na Câmara de Maceió

Natural de Água Branca, diretora da Edufal será homenageada por iniciativa do vereador Silvio Camelo

Assessoria

Stela Lameiras recebe título de cidadã na Câmara de Maceió

A Câmara Municipal de Maceió concede, nesta segunda-feira (24), a partir das 15h30, o Título de Cidadã Honorária a professora Stela Lameiras, diretora da Editora da Ufal. A proposta foi apresentada pelo vereador Silvio Camelo (PV) que justificou a escolha como forma de reconhecimento do Legislativo ao “trabalho de excelência e responsabilidade com que a professora trabalha no mundo da educação, da cultura e das artes”. A solenidade acontece a partir das 15h30, no plenário da Câmara, no Centro.

A professora nasceu em Água Branca (AL). Concluiu o curso de graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Alagoas – de onde é professora de francês. E foi na França onde a professora fez seus estudos de pós-graduação, na Universidade de Sorbonne Nouvelle, Paris 3 e de Especialista em Linguística na Universidade Toulouse – Le Mirail, hoje denominada Jean Jaurès, em Toulouse, na França, por um período de 18 meses.

Pela sua experiência, desde 2012 é diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas. No ano seguinte coordenou a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, evento que contou com a presença de 250 mil pessoas. Antes disso, entre 1999 e 2012, desenvolveu a função de Coordenadora Casa de Cultura e de Expressão Francesa, atuando no eixo da Extensão Universitária.

Atua também como tradutora-intérprete de conferências e cursos ministrados em língua francesa. Ainda como tradutora, fez parte da equipe da tradução de quatro obras do francês para o português, todas publicadas pela Edufal.

Ao longo de sua vida acadêmica, participou de eventos científicos representando a Ufal no Brasil e em diversos países como Cuba, França, Suíça e Canadá. Recentemente esteve em um evento científico na França, na mesma universidade onde fez seus estudos de linguística, apresentando um trabalho sobre Linguagem e Significação. Ela é casada com o engenheiro português Domingos Lameiras, e mãe de dois filhos, ambos engenheiros.