Categorias: Maceió

Farmacêuticos protestam contra MP e temem demissões em Alagoas

O ato foi para alertar sobre uma possível demissão em massa de profissionais, que pode chegar à 30%.

Fotos Públicas

Protesto em Brasília busca valorização profissional de farmacêuticos

Profissionais farmacêuticos realizaram uma caminhada pelas ruas do bairro do Farol, em direção ao Centro de Maceió, em protesto contra a aprovação da Medida Provisória 653/14. O ato foi para alertar sobre uma possível demissão em massa de profissionais, que pode chegar à 30%.

Em Maceió, a mobilização é organizada pelo Conselho Regional da categoria e segue o calendário nacional. A MP prevê que as farmácias de pequeno porte e microempresas poderão atuar sem a presença de um profissional farmacêutico, segundo a categoria, ela vai de encontro com a Lei 13.021/14 que exige a obrigatoriedade.

O ato em Alagoas teve início nas imediações da Praça do Centenário, no bairro do Farol e os manifestantes percorrerão até a Praça dos Martírios, no Centro, pela Faixa Azul. O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Alexandre Correia dos Santos, afirma que atualmente há 1300 profissionais formados no Estado e que todos estão na ativa. Segundo ele, com a não exigência muitos desses profissionais ficarão desempregados.

Ainda de acordo com Santos, o profissional farmacêutico orienta aos clientes que vão adquirir medicamentos na farmácia sobre informações importantes que tem na receita e até sobre o manuseio. Ele destaca que esse trabalho poderá ser desenvolvido por pessoas que não tem capacitação, “diferente do profissional que passa cinco anos se formando”.