Categorias: Cultura

Prefeito prestigia reabertura da Biblioteca Estadual

A restauração foi coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Pei Fon Secom/Maceió

Pei Fon Secom/Maceió

O prefeito Rui Palmeira prestigiou, na noite dessa terça-feira (25), a solenidade de reabertura da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, antigo Palacete Barão de Jaraguá, revitalizada com amplos espaços para leitura, consulta ao acervo literário e melhoria das instalações físicas e preservação histórica do prédio. A restauração foi coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Logo após apresentações de canto do Coretfal para registrar a entrega oficial da obra de modernização da Biblioteca, o prefeito compôs a frente de honra do evento ao lado do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, do secretário de estado da Cultura, Osvaldo Viégas, e demais autoridades para o descerramento da placa que simbolizou a reabertura do espaço.

“Está de parabéns o Governo do Estado em entregar este presente de Natal antecipado para os maceioenses, para os alagoanos. Mais do que apenas devolver para estudantes, estudiosos e pesquisadores um espaço de conhecimento, a Biblioteca traz a história da nossa identidade. E este resgate comprova que devemos manter os incentivos à leitura e à cultura ativos sempre para promover políticas de mudança social”, disse o prefeito em discurso.

O governador Teotônio Vilela destacou a importância do acesso da população ao livro e à leitura em um espaço cultural que envolve história e novas tecnologias. “Este é um lugar que se confunde com a própria história de Alagoas e de Maceió. A reativação da Biblioteca é um momento de felicidade para todos, pois os espaços aqui são para famílias ou estudo individual. Além da arquitetura histórica e detalhes artísticos para serem admirados”, explicou Vilela.

Segundo informou o secretário Osvaldo Viégas, a Biblioteca dispõe de 65 mil títulos, dos quais 10 mil já foram digitalizados. “É importante ressaltar o reconhecimento dado ao escritor Graciliano Ramos, que terá um espaço dedicado a sua produção literária. A memória afetiva dos alagoanos também passa nesta Biblioteca. Muitas pessoas lembram do tempo em que vinham fazer consultas e ler aqui”, detalhou ele. Na Biblioteca também funcionará um telecentro equipado com 21 computadores, impressora e mobília, oferecendo acesso gratuito à internet e cursos de informática básica.

Presente na cerimônia, a secretária municipal de Edução, Ana Dayse Dorea, comentou que a reabertura é um ganho enorme para estudantes e professores da rede municipal de ensino de Maceió. “Agora, os alunos e professores passam a contar com mais espaço ideal para fazer descobertas no mundo da literatura, conhecer novos autores e se aventurar. A reforma trouxe uma nova formatação para a Biblioteca Estadual, não deixando a desejar a nenhuma outra do país”, disse.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento, Messias Costa, de Promoção ao Turismo, Cláudia Pessôa, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, e a secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo.

Sobre a Biblioteca

O equipamento público, que antes abrigava também o Arquivo Público Estadual, agora sedia apenas a Biblioteca Pública. Desde a instituição do Decreto Estadual nº 29.175 de 2013, o espaço ganhou novo nome, e passou a chamar-se Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

A revitalização é resultado de convênio firmado entre o Estado de Alagoas, por meio da Secult e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e teve investimento global de 3,4 milhões, mais de R$ 800 mil desse montante de contrapartida do Governo do Estado. A reabertura coincide com a celebração dos 80 anos da publicação do livro São Bernardo, importante e significativa obra do escritor Graciliano, Ramos, que teve sua 1ª edição publicada em novembro de 1934, no Rio de Janeiro (RJ). Estado.

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada ao lado da Praça Dom Pedro II, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h até 17h.