Categorias: Política

Corridas de rua terão que ter área para descarte de copos e garrafas

Corridas de rua terão que ter área para descarte de copos e garrafas

Ascom/CMM

Descarte de garrafas

Um projeto aprovado na sessão desta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de Maceió prevê que organizadores de corridas de rua e eventos similares terão que destinar espaço para descarte e coleta de material descartável, principalmente copos de água distribuídos aos atletas participantes. O projeto de lei, de autoria do vereador Chico Filho (PP), segue agora para sanção do prefeito Rui Palmeira (PSDB).

O projeto prevê que dentro das áreas de descarte, deverão ser colocados recipientes com dimensões apropriadas para recepção de embalagens plásticas, de forma que seja possível o descarte com o atleta ainda em movimento.

“A ideia é que essas áreas de descarte fiquem logo após cada um dos postos de hidratação, em intervalos adequados, de forma que permita a eliminação das embalagens após o consumo dos produtos distribuídos aos atletas”, explicou o vereador.

Segundo Chico Filho, a corrida de rua é um dos esportes que mais tem crescido em Maceió. “Após o término das corridas, é grande a quantidade de copos e garrafas plásticas jogados nas ruas. Com a colocação de grandes recipientes que possam ser utilizados pelos atletas para receber esse material, além de reduzir o volume do lixo abandonado ao longo do percurso, será poupado o trabalho do setor responsável pela limpeza urbana no município”, justificou. Para o parlamentar, as corridas de rua devem trazer não só qualidade de vida ao atleta, mas também qualidade de vida ao meio ambiente.​