Categorias: Saúde

USF Sérgio Quintella promove mutirão oftalmológico nesta sexta- feira

A Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintela, localizada na Santa Lúcia, promove, nesta sexta-feira (28), em parceria com o Hospital Hoftalmo

Ascom/IOFAL

Exames oftalmológicos

A Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintela, localizada na Santa Lúcia, promove, nesta sexta-feira (28), em parceria com o Hospital Hoftalmo, a 4ª edição do mutirão de exames oftalmológicos para detecção de catarata e pterígio (também conhecida como carne crescida). Direcionada aos pacientes cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), a ação – que acontece das 13 às 16h, também atenderá à demanda espontânea de usuários residentes no entorno da unidade.

“Estaremos realizando a busca ativa de casos, disponibilizando esse atendimento oftalmológico para 100 usuários da rede pública de saúde. Com essa iniciativa, temos assegurado uma maior rapidez no diagnóstico dessas doenças, feito diretamente com o especialista da área, desafogando o atendimento clínico da unidade”, afirma a diretora administrativa Rafaela Voss, lembrando que o único critério a ser exigido é a idade do paciente, a partir dos 50 anos.

No mutirão, além de priorizar o atendimento aos usuários cadastrados no Hiperdia – que regularmente apresentam diagnóstico para as duas doenças oculares – a equipe do Hospital Hoftalmo (que contará com dois médicos) realizará a triagem dos pacientes. Os casos diagnosticados serão encaminhados pela unidade para os exames pré-operatórios e procedimentos cirúrgicos, que serão realizados no próprio hospital, credenciado pelo SUS para este tipo de atendimento.

Catarata – A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença). Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. O tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular (LIO).

Pterígio – É uma pequena membrana avermelhada na superfície do olho que se prolifera em direção à córnea. Em geral, a parte branca do olho (esclera) pode chegar até a córnea. Com bastante frequência provoca irritação, vermelhidão, ardor, coceira e sensação de cisco no olho, além de muita sensibilidade à luminosidade. No início, o tratamento pode ser clínico, mas é importante um acompanhamento oftalmológico. Existem casos em que a cirurgia é indicada com o objetivo de que o pterígio não alcance a pupila ou deixe manchas de difícil remoção na córnea, além de poder diminuir a visão ou se tornar antiestético. No entanto, mesmo com uma cirurgia bem executada, o pterígio pode ocorrer novamente.