Categorias: Economia

Sine da Prefeitura dobra meta de inserções no mercado de trabalho

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió já dobrou a meta anual de inserção no mercado de trabalho, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió já dobrou a meta anual de inserção no mercado de trabalho, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A meta anual era de 1.200 empregos intermediados, mas até o dia 30 de setembro, cerca de 2.500 pessoas foram contratadas por intermédio do Sine, de acordo com dados do sistema Mais Emprego.

Para a secretária municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Solange Jurema, este resultado é fruto de diversas ações integradas e do empenho de sua equipe.Segundo ela, um dos setores que mais emprega em Maceió é o setor de serviços. “Esse é o reflexo de várias ações que se complementam, como as capacitações ofertadas pelas parcerias fechadas para melhorar o nível de escolaridade dos candidatos, a instalação da empresa de contact center em Maceió, graças ao empenho da Prefeitura e Governo do Estado, além de todo o empenho e dedicação da nossa equipe do Sine”, destacou a secretária.

O Sine

O Sistema Nacional de Emprego é um programa do Governo Federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego, através do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro Desemprego.

O Sine da Prefeitura de Maceió iniciou suas atividades em agosto de 2011 – fruto de convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego que atendeu a nova diretriz do MTE de municipalizar o Sistema.

De acordo com Vanessa Beltrão, diretora de Trabalho e Emprego, o papel principal do Sine é fazer a ponte entre o empresário e as pessoas que estão procurando emprego. “Nossa equipe cai em campo para ver a necessidade dos empresários ou eles encaminham suas demandas e nós, utilizando o cadastro que temos, de acordo com cada perfil, encaminhamos esses candidatos para os processos de seleção”, explicou a diretora.

O serviço de intermediação de mão-de-obra é gratuito, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Quem tem interesse em utilizar os serviços do Sine da Prefeitura de Maceió deve procurar a instituição de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para o empresário interessado no serviço de intermediação de mão-de-obra, o telefone é o 3315-6205.