Categorias: Política

Moradores do Litoral Sul são beneficiados com ações do Governo

Moradores do Litoral Sul são beneficiados com ações do Governo.

Agência Alagoas

Moradores do Litoral Sul são beneficiados com ações do Governo

O Litoral Sul de Alagoas recebeu, nesta quarta-feira (1º), diversas ações do Governo do Estado. Em Coruripe, o governador Teotonio Vilela Filho inaugurou a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue e a estrada que vai da Barra de São Miguel até Coruripe. Além disso, também entregou máquinas de costura a microempreendedores e assinou acordo de Cooperação entre o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) e prefeitura.

Na oportunidade, Teotonio lembrou da luta para conseguir a licença de implantação para a construção do maior empreendimento industrial da história de Alagoas, o Estaleiro do Nordeste (Enor), que foi alcançada em setembro deste ano.

“Depois de cinco longos anos de batalha, posso dizer, seguramente, que o Estaleiro de Coruripe vai transformar a vida de milhares de alagoanos. Graças ao trabalho incessante do nosso Governo, em parceria com o Synergy Group, o estaleiro é nosso”, garantiu Vilela à população.

Na passagem pela cidade, o governador entregou 40 máquinas para a associação de costureiras na cidade e destacou a importância do empreendedorismo para o setor produtivo de Alagoas.

“Essas máquinas de costura vão contribuir para incrementar a renda de empresas de pequeno porte, empreendedores individuais, outras associações, cooperativas e sindicatos da Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções de Alagoas”, afirmou.

Segundo Teotonio, o Governo investiu mais de R$ 7 milhões na Cadeia Produtiva Têxtil, ampliada com a construção dos Polos de Confecção de Murici e de Delmiro Gouveia. Os recursos foram aplicados na aquisição de 1.204 máquinas de costura e na contratação de consultorias e capacitações. Segundo ele, a viabilização da política de incentivos fiscais foi outra iniciativa do Governo, a partir de convênio firmado em 2012 entre o Estado, a Federação das Indústrias, o Sebrae e o Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest/AL).

“A partir dos programas e ações voltados para o microempreendedorismo, famílias podem se unir em associações ou montar seu próprio negócio, garantirem o sustento próprio, com dignidade e cidadania. Quando assumi o Governo, existiam apenas 8 mil empresas, hoje já são 84 mil”, disse.

Na inauguração da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, o chefe do poder executivo destacou os investimentos de seu Governo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Essas unidades estão melhorando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde, os usuários do SUS terão acesso à saúde de qualidade, com um ambiente adequado e humanizado”, afirmou.

Já na inauguração da AL 101 Sul, estrada que se estende da Barra de São Miguel até Coruripe, Teotonio Vilela falou sobre o ganho considerável para as cidades da região e o turismo local, que tem as mais belas praias e muitos outros atrativos naturais exuberantes. “Essa é, sem dúvida, uma das regiões mais belas de Alagoas. Com praias de águas límpidas e mornas, que atraem turistas de todo o Brasil e do mundo. Com a duplicação da AL-101 Sul e construção de trechos como este, estamos facilitando o acesso dos visitantes e garantindo o aumento do fluxo turístico, o que gera renda e emprego”, disse.

Jequiá da Praia

O município de Jequiá da Praia também recebeu ações do Governo do Estado nesta quarta-feira. Teotonio entregou a Unidade Básica de Saúde (UBS) no povoado Ponta de Pedra. Na oportunidade, citou a pesquisa divulgada em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde Alagoas aparece como o sexto estado, proporcionalmente, que mais investe em saúde pública. O ranking se baseou no montante de recursos investidos no Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo de 2013, que corresponde a mais de R$ 1 bilhão oriundos do orçamento anual.

“Do montante empregado na saúde pública dos alagoanos, dois terços são repassados pelo Tesouro Estadual, que investe desde a Atenção Básica, cuja responsabilidade é dos municípios, até a média e alta complexidade”.