Categorias: Política

Candidato ao Senado é flagrado agredindo eleitora; veja o vídeo

Durante a agressão, um policial militar presenciou tudo, mas não tomou nenhuma providência, e o candidato deixou o local de votação.

Reprodução/ Internauta

Candidato ao Senado é flagrado agredindo eleitora durante votação

O candidato ao Senado Federal pelo PEN, coronel da reserva Marcos Antonio Brito, se envolveu em uma confusão e é acusado de agredir uma mulher durante a votação na Escola de Ensino Fundamental Padre Pinho, no bairro do Cruz das Almas.

No vídeo, que foi divulgado pelas redes sociais, é possível ver o momento em que o candidato agride com um tapa no rosto uma eleitora que o acusava de cometer ilegalidade. A confusão supostamente teve início quando o candidato tentou ‘furar fila’.

Durante a agressão, um policial militar presenciou tudo, mas não tomou nenhuma providência, e o candidato deixou o local de votação.

Em nota, a Polícia Militar confirma a ocorrência policial e assegura que a vítima foi encaminhada para a Central de Flagrantes e foi orientada a procurar a Corregedoria da Polícia Militar para a instauração das medidas correcionais cabíveis.

"Duas guarnições estão neste momento realizando diligências a fim de conduzir o candidato à Central de Flagrantes. Iremos, ainda, abrir procedimento administrativo através da Corregedoria, a fim de apurar possível transgressão cometida pela guarnição responsável pelo policiamento na seção eleitoral," diz a nota.

A reportagem do Alagoas 24 horas também entrou em contato com o PEN que informou por meio da sua assessoria que analisa o episódio de deverá se posicionar em uma hora.

A promotora Maria José Alves, chegou à Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Pinho, no bairro de Cruz das Almas, minutos depois do ocorrido.

"Por coincidência chegamos instantes após a agressão. Fizemos um levantamento do caso e encaminhamos a senhora Marta Celeste de Oliveira Mesquita à delegacia, orientando-a registrar um boletim de ocorrência contra o candidato. Também pedimos que algumas pessoas se dispusessem a testemunhar sobre o ocorrido e facilmente cinco cidadãos logo se ofereceram. Na sequência, comuniquei o fato à colega Silvana Abreu, promotora titular da 2a zona eleitoral, que, de imediato, relatou o fato ao magistrado", detalhou a promotora que atua como substituta.

Coronel Brito

Diante de algumas matérias veiculadas nesta manhã, acerca da possível agressão que teria como autor o candidato Coronel Brito, o mesmo vem declarar que os acontecimentos não ocorreram da forma veiculada.

Com efeito, ao assistirmos ao vídeo podemos ter uma visão distorcida dos acontecimentos. Não podemos negar que houve um incidente” na 8a seção da 20a zona eleitoral, mas precisamos ponderar que o vídeo apenas mostra uma parte dos tristes acontecimentos desta manhã.

Os ânimos já se encontravam exaltados desde a chegada do candidato na seção, em virtude dos problemas técnicos com a urna eleitoral, o que havia causado uma grande fila no local.

Durante todo o tempo que o candidato permaneceu na seção, cerca de 40 minutos, o candidato foi agredido verbalmente e até mesmo fisicamente e manteve-se calmo durante toda a situação. Todavia, ao sair do local foi cercado por um grupo de eleitores que continuaram a agredi-lo (o áudio do vídeo confirma as agressões verbais), e a situação fugiu ao controle, sendo que o próprio candidato não sabe ao certo o que ocorreu.

Repita-se, é certo que ao assistirmos ao vídeo temos apenas uma pequena versão dos eventos e não a total realidade dos episódios, sendo certo que todos os fatos serão devidamente apurados.